MEMÓRIA DA BOLA

   


Em 1956, jornalistas alinhados no estádio do BAC

JORNALISTAS CONTRA ÁRBITROS

Os árbitros da Liga Bauruense de Esportes, lá por 1956,  também entravam em campo para judiar da bola. De preferência contra os cronistas  do Rádio (PRG-8, Auri-Verde) e dos jornais diários (Diário de Bauru, Folha do Povo, Correio da Noroeste), que costumavam não perdoar os erros da arbitragem.
Depois do pega, evidentemente, o papo em torno do barril de chope para regar aquele churrasco. 
Antes, o registro fotográfico, em pé, a partir da esquerda, vereador José Marques, dirigente da Liga, Nelson Miranda, Scarabotto, Jayme, Leovani, Belgo, Antoninho, Lourivetti e o árbitro Pedro de Campos; agachados, Valzinho, Hélio, Nair, Tentor e Nadyr Serra.
A quase totalidade do grupo já não está maIs por aqui. Mas o Antonio Demerval Belgo (sexto em pé) perto dos 85 anos, continua jogando e ensinando tênis...


Em 1956, jornalistas alinhados no estádio do BAC

ORFEU DO CARNAVAL

Breno Higino de Melo (1931-2008), foi meia direita daquele histórico Grêmio Esportivo Renner, fundado por funcionários de uma emprêsa e que em 1954   quebraria a hegemonia do Gre-Nal, ao festejar o título de campeão gaúcho.
Anos depois do título estadual, Breno deixaria o Sul, contratado pelo Fluminense do Rio. À altura de 1957/58, teve convite do diretor Marcel Camus para estrelar o filme Orfeu do Carnaval, projetado a partir de adaptação do texto do poeta Vinicius de Moraes, focando favelados do Rio de Janeiro.
Orfeu do Carnaval foi vencedor da Palma de Ouro do festival de Cannes, de 1959, e ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960 nos Estados Unidos.


Prof. João F. Tidei de Lima/ Memorialista


Postar um comentário