PARCERIA COM A FERROVIÁRIA JÁ TEM BASES DEFINIDAS

Toninho Gimenez
O gestor do Noroeste, Toninho Gimenez, manteve contato ontem com o presidente da Ferroviária de Araraquara, Carlos Salmazo, para definir as bases da parceria que os dois clubes pretendem fechar visando a participação do Norusca na Série B do Campeonato Paulista (Quarta Divisão), a partir de abril.

A Ferroviária está na Série A-2 do Estadual, que começa em fevereiro. A formalização do acordo depende apenas de uma reunião entre Salmazo e dirigentes do clube araraquarense, mas pelo que o JC apurou, a parceria é dada como praticamente certa no Estádio Alfredo de Castilho. A expectativa é que o acordo seja sacramentado até a próxima segunda-feira.

Na tratativa de Gimenez com o presidente da Ferroviária, ficou acordado que serão 15 atletas cedidos sem custo ao Noroeste, com os salários pagos pelo clube de Araraquara. Virão ainda um preparador de goleiros e um treinador, no caso João Martins, coordenador das categorias de base da equipe grená. O Alvirrubro terá como despesa a manutenção dos atletas e dos dois profissionais da comissão técnica, com a alimentação e moradia em Bauru.

O restante do elenco para a Série B será composto por atletas do próprio Norusca. Do time que disputou a Copa São Paulo, estão confirmados na equipe principal os zagueiros Rafael, Lucas Matheus e Luciano, o lateral-direito Bruno Silva, os volantes Café e João Pinta, o meia Patrik (que teve o empréstimo renovado até o fim do ano junto ao Grêmio Novorizontino) e os atacantes Allyson, Alex, Tucho e Juninho.

A maioria tem vínculo terminando no fim deste mês, e a diretoria vai prorrogar o prazo até novembro, profissionalizando aqueles que ainda eram amadores. Também estão confirmados no elenco da Série B o lateral-direito Daniel e o lateral-esquerdo Rafael Silva, remanescentes da Série A-3.

Grêmio
O Noroeste pode ainda buscar outro parceiro para completar o elenco em posições pontuais, além dos garotos da base que jogaram a Copinha. O Grêmio é um possível parceiro, mas o custo seria bem mais elevado do que com a Ferroviária, pois a maioria dos atletas do clube gaúcho ganham salário acima de R$ 7 mil, o que torna as taxas de transferência e registro na Federação Paulista de Futebol (FPF) mais caras – situação que o Alvirrubro já viveu em 2014, com atletas do São Paulo.

Cessão do Complexo
A diretoria ainda estuda a viabilidade de transferência de todo o Complexo Damião Garcia para a Prefeitura de Bauru, através de comodato, com uso preferencial do Noroeste, para reduzir custos. A proposta, entretanto, gera divisão entre torcedores e Conselho Deliberativo, e também não é consenso no Palácio das Cerejeiras. Ontem, o advogado do Sindicato dos Atletas Profissional de São Paulo, Filipe Rino, notificou a Prefeitura, que não poderia receber o Complexo por conta da penhora do Ginásio Panela de Pressão em ações trabalhistas. “Ainda não recebemos nada. Há o interesse em futuramente administrar a área, é uma forma de ajudar o clube, mas isso passa primeiro pelo Conselho e Diretoria do Noroeste, e depois pela parte jurídica da Prefeitura e na Câmara. Não é imediato”, pondera o secretário de Esportes, Roger Barude.

Fora
Apenas dois jogadores da Copa SP foram dispensados: o goleiro reserva Hugo e o lateral-esquerdo Jô. Os demais, que permanecem no clube mas não serão aproveitados no time principal, jogarão o Campeonato Paulista Sub-20 da Segunda Divisão, a partir de abril, sob o comando do técnico Luciano Sato, que acumulará a função de gerente de futebol. Esta será a única competição estadual das categorias de base que o clube disputará. Já o volante Luiz Azevedo foi emprestado ao Campinense, para a disputa do Campeonato Paraibano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, e pode ser negociado em definitivo futuramente. Já o goleiro Wellington está atuando por empréstimo no Aimoré, da Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho, e deve retornar para a Série B.

Thiago Navarro/ Jornal da Cidade

Postar um comentário