MEMÓRIA DA BOLA

À direita o ponta Ismar, ao lado do irmão Aldemar
AMARGO REGRESSO

Ano de 1957, Torneio de Classificação entre os 19 clubes da Primeirona para escolher os "dez mais" que disputariam o Paulistão daquele ano. 
Última vaga decidida no Pacaembu, entre Botafogo e Noroeste. Mais de mil bauruenses, eu incluído, viajando pelo trem rápido da Companhia Paulista, um primor de conforto e segurança.
Aos 18 segundos de jogo, o ponta noroestino Ismar - na foto ao lado do irmão, o palmeirense Aldemar - cobrou uma falta e fez Noroeste 1 a 0. Começamos a comemorar a classificação. De repente, e estranhamente, o Norusca travou e o Botafogo deslanchou, fazendo 4 a 1. Entre nós, torcedores, perplexidade, inconformismo, indignação e revolta. Na cabine de rádio, o saudoso  locutor José Fernando do Amaral, da PRG-8 Bauru Rádio Clube, reagiu, abandonando a transmissão; entregou o microfone ao plantonista Sylvio Carlos Simonetti, o Syca, (1939-2013), ao seu lado,  para a conclusão da narração e dos trabalhos. 
Jogo terminado, em clima de velório a nossa massa torcedora se arrastou  para o embarque, na  Estação da Luz. . E só na majestosa estação de Bauru,  horas depois, em plena madrugada, chegou ao  fim aquele amargo regresso.... 


.
Botafogo de Ribeirão Preto, campeão do Torneio Início de 1957
TORNEIO INÍCIO

Paulistão de 2015 à vista. Até algumas décadas atrás tinha um grito de largada diferente. Era o chamado Torneio Início, um toque de reunir ou uma espécie de reunião fraterna antes da guerra começar.
Os times disputantes geralmente se apresentavam no Pacaembu, a partir das 12 horas, jogos eliminatórios de 20 minutos, em dois tempos, bastava um escanteio para eliminar, sobravam dois finalistas para a decisão do título em partida de 60 minutos, dois tempos de 30.
Caçula da Primeirona, o Botafogo de Ribeirão Preto estreou  com brilho e competência. Venceu o Torneio Início de 1957, batendo na final o Guarani de Campinas por 2 a 1. Na foto uma das suas formações: em pé, a partir da esquerda, Dicão, Tarciso, Tiri, Guina, Antonio Julião e o goleiro Machado; agachados, Laerte, Silva, Antoninho, Henrique e Géo.


Prof. João F. Tidei de Lima/ Memorialista



Postar um comentário