MEMÓRIA DA BOLA


Em 1959, Dudu protege o goleiro Rosan, no Parque São Jorge

INÍCIO NA FERROVIÁRIA

Aquele Dudu, do imortal Palmeiras, começou a carreira na inigualada Ferroviária, de Araraquara.
Cidade-sede da saudosa Estrada de Ferro Araraquarense. Seguindo o exemplo dos colegas de Bauru, Campinas, Sorocaba, Botucatu e Assis, os ferroviários de Araraquara, à altura de 1950, resolveram fundar um clube de futebol, a Associação Ferroviária de Esportes. 
Hoje, nas divisões de baixo, como o E.C.Noroeste, a Ferroviária chegou à Primeirona em 1955, logo impôs respeito revelando jogadores e desafiando os grandes na classificação geral. 
Conquistou um honroso 3º lugar no Paulistão de 1959, vencido pelo Palmeiras. Quando também, enfrentou o Corinthians diante do maior público da história do extinto Parque São Jorge. Os 32.419 pagantes  presenciaram  a vitória - 2 a 0 - do alvi-negro, com lances como o da foto: defesa do goleiro Rosan, assediado pelo corintiano  Joaquinzinho e protegido pelo médio Dudu.     
Apitou o jogo , Stephan Walter Glanz, da Federação Paulista de Futebol 


Esse Palmeiras , de Dudu, faturou títulos em 1972/73/74

O OUTRO DUDU

O Palmeiras, como se viu, peitou São Paulo e Corinthians e ganhou a parada para trazer um tal de Dudu, com passagens pela Ucrânia, Grêmio de Porto Alegre, etc.
Se esse  cara jogar pelo menos a metade do que jogava o outro Dudu, cerca de 50 anos atrás, o Verdão terá fechado um grande negócio.
Olegário Tolói de Oliveira, apelido de Dudu, saiu de Araraquara para desembarcar no Parque Antarctica, aos 25 anos, em 1964. Escalado como volante, formou dupla com o meia Ademir da Guia durante 10 anos
Como aparece na foto, em pé, a partir da esquerda: Eurico, Leão, Luís Pereira, Alfredo, Dudu e Zeca; agachados, Edu, Leivinha, César, Ademir da Guia e Ney.
Colecionou títulos regionais e nacionais, alem de representar, com o seu Palmeiras, a seleção brasileira na inauguração do Mineirão em 1965, vitória de 3 a 0 contra o velho rival, o Uruguai. 

João F. Tidei de Lima/ Historiador




Postar um comentário