MEMÓRIA DA BOLA




MUSEU DO PACAEMBU

Como todo mundo sabe, o charmoso Estádio  Municipal do Pacaembu inaugurado em abril de 1940, foi até dia destes uma espécie de casa do Corinthians.
Não dá para dizer que agora vai virar museu...Porque já é! Museu do Futebol, E que museu! Instalado em 2008, área de quase 7 mil metros quadrados, embaixo das arquibancadas.
Painéis com fotos raríssimas, pano de fundo histórico, desde a chegada do futebol trazido pelo inglês Charles Miller em 1895. Filmes de todas as decisões dos campeonatos estaduais, de todos os jogos das  Copas do Mundo, imagens marcantes das sedes, entrevistas com governantes, dirigentes esportivos, técnicos, jogadores...
Vídeos com imagens e vozes de locutores e comentaristas esportivos: Gagliano Neto, Nicolau Tuma, Blota Jr., Ary Barroso, Jorge Cury, Pedro Luís, Edson Leite, Geraldo José de Almeida, Armando Nogueira, Mário Morais, Mauro Pinheiro, Fiori Gigliotti, João Saldanha, Osmar Santos, Luciano do Valle, Galvão Bueno, Silvio Luís, Waldir Amaral, Oduvaldo Cozzi, Joseval Peixoto, José Silvério, Aurélio Campos, Wilson Brasil, e muitos outros.
Passei horas lá, com a família. Vale uma esticada à São Paulo.

A FAZENDINHA....

Antes da casa alugada chamada Pacaembu, o Corinthians usava a casa própria. Desde 1928 aberta com o nome de estádio Alfredo Schurig, apelido de Fazendinha, no Parque São Jorge.
Oficialmente para acomodar 28 mil pessoas. Mas, um jogo com a Ferroviária de Araraquara, 3ª  colocada no Paulistão de 1959, atraiu mais de 32 mil torcedores, muitos deles obrigados a um improvisado assento junto ao gramado. Como mostra a foto, o goleiro Rosã se antecipando ao meia corintiano Joaquinzinho...

 João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário