MEMÓRIA DA BOLA


50 ANOSNO RÁDIO E NA TV

Dia destes o jornalista Samuel Ferro completou 50 anos percorridos no rádio e na televisão, até chegar aos estúdios da TV Prevê de Bauru do Duda Trevizani e do José Luís Peres. Espaço também para merecida homenagem, com muita gente e bonita festa. Fui conferir.
Samuel Ferro começou em 1964 na Rádio Cultura de Pederneiras. Em 1968 falava na Difusora de Guarulhos, em 1971 o prefixo era a Rádio Marconi, de São Paulo.
Do rádio para a televisão: em 1971 entrava em campo como repórter volante de Raul Tabajara, o primeiro narrador esportivo da TV Record, da família Machado de Carvalho, proprietária também da Rádio Record e da Jovem Pan. Ali conviveu com Otávio Muniz, Fausto Silva, Joseval Peixoto, Vital Bataglia, Silvio Luís, Osmar Santos, Braga Jr. Em outros prefixos trabalhou com Fiori Gigliotti, Flávio Araújo, Ely Coimbra, Wilson Brasil, Flávio Adauto, Vitor Moran, Silvio Luís...
Em 1999, como mostra  a foto, consegui flagrar o Samuel Ferro em encontro fraterno na cidade, ao lado do antigo presidente noroestino, o saudoso Inocêncio Medina.

FUTEBOL, ÓPIO DO POVO?

Devagar. Ano de Copa do Mundo sempre deixa de sobreaviso aqueles que pretendem ver no futebol poderoso instrumento para anestesiar as consciências.
É como se a pátria, calçando chuteiras, perdesse a dimensão do real.
Sabemos todos que não é bem assim, apesar das tentativas de manipulação do futebol com interesses político-partidários. Haveremos de separar as coisas..Por mais poderosos e envolventes que sejam os aparelhos de marketing,  eles serão insuficientes para anular a nossa reflexão.

Torçamos pois. O futebol enquanto engenho e arte merece.

 João F. Tidei de Lima/ Historiador


Postar um comentário