MEMÓRIA DA BOLA



DE FAZER INVEJA AO  PELÉ

Paulistão de 1959, depois do incêndio do velho Alfredão, como se sabe,  o E.C.Noroeste passou a usar o campo do antigo rival, o BAC, enquanto  a Rede Ferroviária Federal construía sua nova casa.
O Norusca arrasando, não perdi nenhuma disputa no saudoso estádio "Antonio Garcia". Surrou o São Paulo, enfiou 6 a 3 no Corinthians, mas a disputa inesquecível foi a derrota por 4 a 3 contra o super Santos de Pelé & Cia.
O artilheiro Pelé naquela tarde fez 3, mas o verdadeiro golaço foi do meia esquerda noroestino Maneca,  que aparece no timaço da foto, em pé da esquerda para a direita, Pedro, Fernando, Geraldo, Gaspar, Vila e Julião; agachados, Batista, Ranulfo, Gomes, Maneca e Gelson.
Tenho o gol fotografado na memória, proximidades da grande área, Maneca recebendo passe, dando um vistoso e caprichado chapeu  no pesado zagueiro Pavão, do Santos, e, a bola ainda no ar,  o arremate final balançando as redes do goleiro Laércio. E por falar no Maneca.....


81 ANOS

...Batizado com o nome de José da Silva, ele fará 81 anos na  próxima 4ª feira, dia 16.
Seu filho, Betinho, me presenteou com um belíssimo  album, autoria de Igor Ramos editado para comemorar o centenário do Comercial F.C., de  Ribeirão Preto.
Onde o Maneca aparece em muitas fotos. Nascido em Batatais, entre 1954 e 1956 foi ídolo do Comercial, passagem pelo São Paulo F.C. em 1956/57, e desembarque em Bauru entre 1958 e 1959, onde brilhou durante 3 anos num dos melhores times da história do Noroeste.
Na foto de 1956, com a camisa do Comercial, está entre o centroavante Mairiporã e o ponta esquerda Clive.Maneca segue morando em Ribeirão Preto

João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário