MEMÓRIA DA BOLA





TRIO DE FERRO?...QUEM?...QUANDO?

A imperdoável eliminação precoce de Corinthians, Palmeiras e São Paulo, do outrora qualificado Paulistão, estimulou obrigatórias interpelações ao antigo Trio de Ferro.
Expressão inventada na década de 1920 para rotular a reunião de Corinthians, Palmeiras e o C.A. Paulistano, onde atuava o maior craque do nosso futebol amador Arthur Friedenreich. Na década de 1930, o Paulistano extinguiu o futebol e o seu sucessor foi o São Paulo F.C., fundado em 1935. Renascia o Trio de Ferro, agora com Corinthians,  Palmeiras e São Paulo.
Durante 20 anos o Trio de Ferro dividiu entre si  todos os títulos do Paulistão. Até que em 1955, o Santos F.C.,  presidido pelo deputado Athiê Jorge Cury e financeiramente bancado pelo proprietário de navios, Modesto Roma, montou um time competitivo, escalado pelo técnico Luís Alonso, o Lula. Campeão paulista, na penúltima rodada, com a formação da foto Em pé, a partir da esquerda, Ramiro, Urubatão, Helvio, Formiga, Manga e Feijó; agachados, Tite, Negri, Alvaro, Del Vecchio e Pepe.



ELE ESCALAVA O TRIO DE FERRO

Único técnico a ganhar o Paulistão pelos componentes do Trio de Ferro, Oswaldo Brandão (1916-1989) passou também pela Portuguesa de Desportos e orientou o campeão argentino Independiente.
Fazendo o estilo "paizão" junto aos jogadores, Brandão, na foto concedendo entrevistas,  teve passagens pela seleção brasileira, uma delas sem 1956, escalando o time que bateu por 1 a 0 a eterna rival Argentina, pela Copa América em Montevideu.

João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário