Noroeste busca começar 'outro campeonato'


No jogo que marca a metade da 1ª fase, Norusca quer mudança radical na Terceirona
Time precisa ter aproveitamento de campeão a aprtir de hojepara não cair

Quando terminar o primeiro tempo do jogo de hoje contra o Independente, o Noroeste terá jogado exatamente metade da fase classificatória da Série A-3 do Campeonato Paulista.

Em último lugar, com apenas três pontos e sem ter vencido nenhum jogo – aproveitamento de apenas 11% - o Alvirrubro quer que esta segunda metade do Estadual seja complemente diferente, até para que o clube bauruense possa evitar um inédito rebaixamento à Série B, que na prática equivale à Quarta Divisão Paulista.

A partida diante do Independente será às 20h, nesta sexta-feira (7), no Estádio Comendador Agostinho Prada, em Limeira, e vai abrir a décima rodada da Série A-3, que terá sequência amanhã e no domingo.

E a conta do Norusca é simples: para o técnico Jorge Saran, são necessários mais 16 pontos para escapar do rebaixamento. “Precisamos fazer pelo menos nove ou dez pontos em casa, sendo que teremos cinco partidas aqui em Bauru ainda, e buscar o restante fora. É possível somar esses 16 pontos, que com os três que nós temos seriam 19 pontos”, acredita o treinador. Hoje, por exemplo, o Alvirrubro terá pela frente um adversário que está bem na tabela, com 14 pontos, em sexto lugar.

No Alfredão, o Noroeste ainda vai receber o Novorizontino (atualmente vice-líder), Matonense (terceiro colocado), São José dos Campos, o antigo Joseense (em quinto), Votuporanguense, na última rodada (quarto colocado) e Cotia, o único que está fora do G-8 no momento, ocupando a 11ª posição.

Postura

Para escapar da “degola”  à Série B, o Noroeste precisará quintuplicar sua produção nesta segunda metade da fase classificatória. Até agora, em nove jogos, o aproveitamento foi de apenas 11%. Para chegar à meta do técnico Jorge Saran, de 19 pontos, ou seja, para fazer mais 16 pontos em 30 possíveis, o Alvirrubro precisará de um aproveitamento de 53% entre hoje e o dia 13 de abril.

“Creio que é algo possível. Ano passado tivemos apenas quatro jogos na Ferroviária para somar sete pontos, ou seja, eram sete pontos em 12, e conseguimos escapar de um descenso na Série A-2. Era uma situação até mais complicada, reta final de campeonato, muita pressão, aqui ainda temos dez rodadas, mas precisamos pontuar”, afirma Saran, referindo-se à sua passagem pelo clube de Araraquara em 2013, quando a permanência da Ferroviária na A-2 influiu diretamente na queda do Norusca para a Série A-3.

Também no ano passado, o 16º colocado na Terceirona, que foi o América, escapou do rebaixamento com 19 pontos, exatamente a pontuação que o técnico Saran mira para o Alvirrubro se salvar. O 17º, que caiu para a Série B, foi o São Vicente, com 18 pontos.

De campeão

Para se dimensionar o tamanho do desafio noroestino, o atual lanterna da A-3 terá de fazer campanha de campeão a partir de agora. Quando faturou o título da Copa Paulista, em 2012 (última vez que levantou um troféu), o Norusca teve aproveitamento de 56% ao longo do certame, muito próximo da meta estabelecida por Saran, na ordem dos 53%. O último acesso obtido pelo clube, da A-2 para a A-1, em 2010, foi com 64% de aproveitamento. Portanto, em dez jogos, o Noroeste vai precisar de aproveitamento de campeão para manter-se na Terceirona!

Mudanças no time

Para o jogo desta noite, o Noroeste não terá o lateral-direito Bira e o volante Luiz Azevedo, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O meia Lelê, com lesão muscular, também está fora por cerca de 15 dias. Por outro lado, estreiam o volante Marcelo, ex-Catanduvense, e o atacante Adelino, emprestado pelo São Paulo. O zagueiro Henrique, ex-Comercial e que estava no futebol maranhense, pode ficar no banco, se a documentação ficar pronta até esta tarde. Ontem, o gerente de futebol Luciano Sato confirmou que o meia Gustavo Zumpano e o atacante Paulo Marcelo não serão aproveitados e retornam ao São Paulo.


Thiago Navarro/ Jornal da Cidade




Postar um comentário