Com gosto de vitória



Diego (esq.) observa disputa pelo alto em jogo equilibrado contra o Criciúma, promovido à Série A do Brasileiro
Noroeste segura empate sem gols no Alfredo de Castilho e garante partida de volta contra o Criciúma

O time entrou em campo desacreditado. Apenas três dias depois do rebaixamento para a Série A-3, pouco mais de 500 pessoas foram ao Estádio Alfredo de Castilho ontem à noite para assistir ao primeiro jogo do Noroeste na Copa do Brasil deste ano, contra o Criciúma.

Mas no futebol, nem sempre a lógica prevalece, e o Alvirrubro segurou os catarinenses com um empate em 0 a 0, o que garante o jogo de volta no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma/SC, no dia 17 de abril, às 20h30.

A equipe terá duas semanas para se preparar para a partida, e o elenco se reapresenta hoje à tarde. O Noroeste precisa de um empate com gols ou de uma vitória para avançar. Um novo 0 a 0 levará o jogo para os pênaltis. Após quase cinco anos, o Noroeste voltará a jogar fora do estado de São Paulo, em uma partida oficial. A última vez foi em 6 de agosto de 2008, no empate em 0 a 0 com o Ituiutaba, pela Série C do Campeonato Brasileiro.

O jogo

Nos primeiros minutos, o Criciúma até estava melhor, chegando ao gol de Yuri, principalmente através dos chutes de longe. A equipe catarinense dominava o meio-campo, e o Norusca conseguiu seu primeiro chute aos sete minutos, com Diego. Dois minutos depois, Nathan voltou a sentir uma lesão muscular na coxa direita e foi substituído, dando lugar a Bruno.

O Norusca chegava pouco, e o Criciúma seguia arriscando de longe. A melhor oportunidade veio aos 26, em chute de longe de Amaral, que desviou na zaga, mas Yuri, bem postado, defendeu. No lance seguinte, o goleiro bauruense saiu em jogada de Marcel. Os catarinenses ainda tiveram duas chances, com Amaral e Marlon, mas novamente a defesa bauruense foi mais precisa.

No segundo tempo, o Noroeste se soltou um pouco mais, e passou a jogar de igual para igual com o Criciúma. Nos primeiros minutos, o Tigre ainda chegava mais ao ataque, mas depois o Alvirrubro passou a atacar, principalmente pelos lados, levando perigo para a meta adversária. Aos 27, Bruno cruzou e Amaral tentou afastar, quase marcando contra. A bola ainda bateu na trave antes de sair. Foi a melhor oportunidade noroestina no jogo.

Na reta final, o Criciúma tentou o gol da vitória. Após levantamento na área, Giancarlo chutou e Bonfim tirou em cima da linha. No último lance do jogo, Sueliton ficou cara a cara com Yuri, que executou grande defesa e garantiu o empate.

‘Sempre acreditamos’, diz Sato

Após o jogo, era nítido entre diretores, comissão técnica e atletas do Noroeste um sentimento de alívio. O clube viveu um momento conturbado na semana passada, foi rebaixado na Série A-2 no domingo e na segunda-feira, teve a renúncia do vice-presidente Filipe Rino – outras mudanças na direção estão em curso, como a efetivação de Carlos Alberto Seixas na gerência de futebol.

“Não deu tempo de treinar, nós temos que se superar. Hoje (ontem), foi um momento de superação dos jogadores”, disse o técnico Luciano Sato, se referindo ao fato do Criciúma disputar o Brasileirão neste ano. “O time começou a tocar mais a bola, nós sempre acreditamos. Falei para os jogadores, vocês estão disputando o segundo campeonato mais importante do País, enfrentando um grande clube”, relatou Sato, sobre a motivação dos atletas – o treinador optou por vários atletas revelados no clube.

“Somos homens, temos família e jogamos com vontade. Sempre nos empenhamos, independente do que ocorreu no domingo, nada vai apagar o que aconteceu, mas sabemos que dá pra dar a volta por cima”, salientou o goleiro Yuri. “Eles têm qualidade, mas soubemos nos impor, e vamos buscar a classificação”, finalizou o goleiro.

“Tentamos vencer, jogamos com esse objetivo, mas não deu. Agora é buscar a vitória em casa, precisamos ter mais intensidade atuando lá”, resumiu o zagueiro Matheus, do Criciúma, que já defendeu o Norusca em 2009 e 2011.

Thiago Navarro/ Jornal da Cidade


Postar um comentário