MEMÓRIA DA BOLA


Em 1956, a equipe esportiva da PRG-8 trabalhou no Carnaval
A PRG-8 PÕE O BLOCO NA RUA 
Em fevereiro de 1956, única emissora da cidade, a PRG-8 Bauru Rádio Clube, entrou no rítmo do carnaval, mobilizando quase todos os seus quadros para a transmissão.
Inclusive do departamento de esportes, comandado pelo experiente narrador José Fernando do Amaral, e que tinha na retaguarda o plantonista Sylvio Carlos Simonetti, o Syca, em início de carreira.
O bloco foi às ruas e aos salões, com o pessoal que aparece na foto, em pé, a partir da esquerda: Syca, Armando Caetano, João Henrique Jr., Manoel de Jaime, José Fernando do Amaral, Ivanildo Adami, Fred Calmon Borges, José Francisco Dias; sentados, Antonio Carlos de Souza (Carlinhos Caboré), Maristela, Célia Paiva, Léa Maria Ártico, Célio Domingues e Reinaldo Borro.
Já não estão mais entre nós, José Fernando, Fred Calmon, João Henrique, Ivanildo, Armando e Carlinhos.
Naquele carnaval de 1956, um dos sucessos mais cantados, foi Fala Mangueira, na voz de Ângela Maria...

Em fevereiro de 1980, Garrincha desfilou em carro da Mangueira
POR FALAR EM MANGUEIRA...
Ninguém melhor do que Ruy Castro, no livro Estrela Solitária, para refazer o percurso do imortal Mané Garrincha (1933-1983).
De um lado, conferindo diuturna e milimetricamente, sua genialidade, como o jogador mais amado do Brasil entre 1958 e 1962. E, na outra ponta, resgatando, gole por gole, seu doloroso calvário, lubrificado pelo alcoolismo, em  que pese a intervenção de antigos companheiros, como Nilton Santos, ou de jornalistas, como Sandro Moreyra (1918-1987), pai da repórter Sandra Moreyra, da Globo.
Do empenho de Sandro nasceu a homenagem da Mangueira, reservando, no carnaval de 1980,  um carro alegórico para o nosso maior ponta direita. Como aparece na foto, Mané usando a camisa 7 da seleção.
Mas, semi-paralisado pelos tranquilizantes, se exibiu ao mundo como um morto-vivo. Um zumbi sonado, registrou Ruy Castro...Quase três anos e muitas internações depois, Garrincha se despediu... 
João F. Tidei Lima/Historiador

Postar um comentário