MEMÓRIA DA BOLA



Jornais e emissoras de rádio na inauguração do novo estádio do Noroeste
55 ANOS

Próxima sexta-feira, 5 de junho, aniversário -55 anos- do estádio do E.C.Noroeste, construído pela antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Batizado inicialmente com o nome do competente engenheiro Ubaldo Medeiros, então diretor-superintendente da ferrovia.
 Primeiro jogo, naquele 5 de junho de 1960,  vitória por 3 a 2 no amistoso contra o Palmeiras, último campeão paulista. 
Antes de a bola rolar, solenidade de inauguração atrás das arquibancadas cobertas e das cabines de rádio. A foto mostra a partir da esquerda, repórter Tom Barbosa, da Rádio Panamericana,  engº  Ubaldo Medeiros, o vereador Ivaldo Crivelli, comendador Daniel Pacífico, repórter Jeovah de Oliveira, da Folha do Povo, locutor José Haddad, da Rádio Auri-Verde, e, fora do tablado, braço estendido o repórter da PRG-8 Bauru Rádio Clube, Célio Gonçalves. 
Todos já se despediram, inclusive o engº Ubaldo Medeiros, que, em face das suas ligações políticas. foi cassado pelo comando do Golpe Militar de 1964 e teve seu nome escorraçado dos portões do estádio 
Era a Ditadura Militar chegando ao futebol. 


Em 1974, dois torcedores invadiram o campo do Alfredão superlotado
RECORDE DE PÚBLICO

Logo após o Golpe Militar de 1964, o general que assumiu o comando da antiga Estrada de Ferro Noroeste em Bauru, resolveu mudar o nome do estádio inaugurado em 1960. Em lugar de Ubaldo Medeiros, outra vez Alfredo de Castilho, diretor da ferrovia nas décadas de 1920/30, e nome do velho estádio semidestruído pelo fogo em 1958
À altura de 1974, o Norusca na Primeirona, campeonatos reginais valorizados, o novo Alfredão tinha enchentes de torcedores. Como naquela tarde, na visita do campeão, Palmeiras. Nas bilheterias  22.863 pagantes, mais associados, etc., total de uns 25 mil torcedores.
Superlotação, que caiu, digamos, no desagrado dos dois torcedores mostrados na foto. Eles tentaram ver o jogo dentro do campo. Por isso foram convidados pelos policiais,  a assistirem do lado de lá do alambrado a vitória do Palmeiras por 2 a 1.
Prof. João F. Tidei de Lima/ Memorialista

Postar um comentário