MORRE AOS 88 ANOS O EX-JOGADOR FRANCISCO VALERIANO DE ALMEIDA


Valeriano, atuou no Alvirrubro durante a década de 50 e jogou com Pelé
Morreu nesse sábado (4) em Bauru, aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral, o ex-jogador noroestino Francisco Valeriano de Almeida, que atuou na Maquininha Vermelha na década de 50. Até esse sábado, ele era um dos mais antigos ex-jogadores noroestinos ainda vivos e era “figura carimbada” no Calçadão da Rua Batista de Carvalho, onde costumava frequentar para as “prosas” com amigos.

Valeriano, potiguar de nascimento, era bauruense por adoção. Ele veio do América do Rio em meados da década de 50 e defendeu o Noroeste durante cinco anos, três deles como titular. Destacava-se por ser um meia esquerda talentoso e um dos jogadores mais disciplinados da história do clube, dentro e fora do campo. No final da carreira atuou em times da região. Valeriano também foi técnico do Norusca, dos amadores e profissionais.

Valeriano também integrou a equipe formada para uma das raríssimas partidas amistosas que Pelé fez com a camisa do Norusca antes de estourar para o futebol no Santos.

Na vitória de 8 a 0 – com quatro gols de Pelé – diante do Esporte Clube Rio Branco, em 1956, além de Pelé, o time era Pafuncio, Plinio Scriptore, Pedro, Zulu, Mingão, Jura, Ipojucan, Vila, Levi, Wilson Bauru, Nivaldo, Valeriano e Tito.

O velório de Francisco Valeriano de Almeida está sendo realizado, desde ontem à noite, na sala 1 do Centro Velatório Terra Branca, na Rua Gerson França, 5-55. Seu sepultamento será feito hoje no Cemitério do Redentor, porém, até o fechamento desta edição, o horário do enterro ainda não estava definido. Informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3223-8011.

Jornal da Cidade de Bauru





Postar um comentário