MEMÓRIA DA BOLA

Anos 1950, torcedores fretavam  trens para acompanhar o E.C.Noroeste
PAÍS CONGESTIONADO

Não há como ignorar - e silenciar - diante do país congestionado por caminhões, ônibus, carros e motos, nas ruas e nas estradas. Realidade que vem de décadas, mais aceleradamente a partir de 1995/96 , etc , o país administrado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, comandando privatização desastrada das ferrovias, o PSDB também governando o Estado. 
A partir da eleição presidencial de 2002, o PT elege Luís Ignácio, o Lula. Mas, quem  toma posse é  o Lulinha Paz e Amor, em vez do Lula comprometido com programa de reformas, entre elas a recuperação e extensão das ferrovias, principal meio de transporte de carga e de passageiros dos países civilizados na América do Norte, Europa e Asia.
Da geração dos torcedores da velha guarda, mais de meio século atrás  cansamos de acompanhar o E.C.Noroeste pelos trens  rápidos da saudosa Companhia Paulista ou pelos trens fretados da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. 
Hoje, com tristeza e indignação,  vemos este subcontinente,  com míseros  10.000 km de ferrovias, projetos interrompidos desde a década de 1990,
sob olhares indiferentes dos agentes políticos de todos os Estados e do Poder Central, filiados a quase todos os partidos, PT, PSDB, PMDB, PPS, PSB, PR, PTB, etc.

Em 1978, esse Guarani foi campeão brasileiro

ANIVERSÁRIO COM LÁGRIMAS

Neste início de abril, a torcida do Guarani de Campinas deveria festejar os 104 anos do clube. 
Mas, a notícia  do leilão do seu estádio - o Brinco de Ouro -  caiu como uma bomba, estilhaços e lágrimas por todo  lado
Conjuntura de descompasso absoluto  com aqueles tempos gloriosos, a culminância o título brasileiro de 1978, em cima do Palmeiras de Leão & Cia. 
Com o timaço da foto, o maior da história do Guarani: em pé, a partir da esquerda, Zé Carlos, Gomes, Edson, Mauro, Neneca e Miranda; agachados, Capitão, Renato, Careca, Zenon e Bozó.  


Prof. João F. Tidei de Lima/ Memorialista

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