MEMÓRIA DA BOLA


A ORDEM DO DIA

O presidente que mais governou o Brasil ao longo da história, Getúlio Vargas (1883-1954) está, duplamente,  na ordem do dia.
Graças ao recente lançamento do filme estrelado por Tony Ramos, no papel do GV, e das evocações da história do Estádio do Pacaembu, inaugurado em 27/04/1940, com sua presença na condição de presidente da República.
Os biógrafos do Getúlio garantem que ao longo dos seus quase 20 anos de presidência, ele não totalizou 90 minutos presenciando jogo de futebol. Mas usava, sistematicamente os estádios de São Januário, no Rio, e do Pacaembu, em São Paulo, para anunciar, por exemplo, a instituição do salário minimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, a criação de uma infraestrutura sindical, etc.
O último lance da sua trajetória política foi reagir à tentativa de golpe político-militar no dia 24 de agosto de 1954, praticando o suicídio. Um ato político, pois sua popularidade explode em raiva e desespero popular. O povo volta a sair às ruas, chora e ataca os inimigos do presidente, mantendo-o vivo na memória, como, aliás, ele havia desejado. 
Em 1944, como aparece na foto, o presidente Vargas lotou o Pacaembu. 



LEÃO DA ALTA PAULISTA

Fundado em 1930, o Duartina F.C., da vizinha cidade, não demorou para colecionar títulos regionais, ainda no futebol amador. 
Por isso foi logo apelidado de Leão da Alta Paulista, batendo seguidamente os representantes  dos municípios nascidos à beira da linha da saudosa Companhia Paulista de Estrada de Ferro.
Filiado à Federação Paulista de Futebol e à Liga Bauruense de Esportes, em 1954 o Duartina F.C. chegou à 3ª Divisão de Profissionais. E veio até Bauru para reforçar o time. Como aparece na foto, em pé da esquerda para a direita, o ex-baqueano Paulo Roberto (o mais alto), seguido do ex-noroestino Xandu. Agachados, os ex-noroestinos, ponta direita Mirtola e centro avante Julinho.

João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário