MEMÓRIA DA BOLA




AQUELA LUSA IRRESISTÍVEL

Depois de fazer o Corinthians cair de quatro, enfiou três no Santos semanas atrás. Foi o suficiente para assanhar o lusófilo Pedro Carvalho, líder da massa rubro-verde na cidade.
Despachou duas das 8.074 fotos do seu acervo. Uma delas resgatando o maior time da história da Portuguesa de Desportos, que em 1951 surrou no Paulistão daquele ano, justamente o campeão, Corinthians, 7 a 3.
Com o time  da foto, escalado pelo técnico Délio Neves:   em pé, a partir da esquerda, Djalma Santos, Brandãozinho, Nena, Muca, Cecy e Noronha; agachados, Julinho, Renato, Nininho, Pinga e Simão. Base da seleção brasileira que ganhou o Pan-Americano no Chile em 1952, e foi à Copa do Mundo de 1954. Todos já partiram...


FRITANDO O PEIXE

A outra foto resgata uma das formações do ataque da Portuguesa em 1955, com José Carlos Coelho, o nosso Zé Carlos, titular do melhor E.C. Noroeste de todos os tempos.
O Zé, durante anos, foi uma espécie de coringa da Lusa, escalado em todas as posições do ataque e identificado pela imprensa como "De Carlo". Na foto, a partir da esquerda, Liminha, Zé Amaro, Zé Carlos, Ipojucã e Edmur.
Os lusófilos da velha guarda não esquecem aquele Paulistão de 1955: depois de 20 anos o Santos vivia a antevéspera da conquista do título. Cruzou com a imprevisível Portuguesa e perdeu por 8 a 0. Recuperou-se mais adiante, mas a goleada ficou na história.

João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário