MEMÓRIA DA BOLA



Na Copa de 1998, o artilheiro Zidane ergueu o troféu
NAS COPAS MANDA A FRANÇA
Na Copa do Mundo de 1958 o Brasil enfiou 5 a 2 na França. Que tinha uma bela seleção, mas a nossa contava com o melhor formação de todos os tempos, Didi, Pelé, Garrincha & Cia.
Nas Copas seguintes, quando cruzou com a França, o Brasil tremeu e voltou derrotado para casa. Em 1986 no México foi eliminado nos penaltis, e na decisão de 1998 se rendeu à categoria do artilheiro Zidane, que fez 2 de um memorável 3 a 0.
 Zidane voltaria a encarar e desmontar o Brasil na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Cansou de driblar, dar chapéus, até o lance do passe para Henry, na grande área,  fazer 1 a 0 e despachar o Brasil . No exato momento em que, a alguns metros da jogada, o lateral Roberto Carlos ,displicentemente,  amarrava a sua chuteira.
Neto de argelinos, Zinedine Zidane, hoje com 40 anos, é considerado o maior jogador da história do futebol
francês.

Em 1968 no Maracanã, Dário contra Brito
AS FRASES DO DADÁ
Aos 64 anos o centro-avante Dário José dos Santos, o Dadá Maravilha,  continua construindo frases engenhosas como comentarista da televisão  em Minas Gerais.
Faz parte do seu temperamento, desde os saudosos tempos de jogador. Quando fazia a alegria da torcida do Atlético, marcando gols decisivos, como aquele que deu o título do primeiro Brasileirão em 1971  ao Atlético, 1 a 0 em pleno Maracanã contra o Botafogo.
Lá por aquelas décadas do século passado, quando muitos usavam e abusavam do emprego da palavra "problemática", o Dadá, respondia: "Não venham com a problemática porque eu tenho a solucionática".  Cabeceador emérito, dizia : "Só conheço três coisas que param no ar, beija-flor, helicóptero e o Dadá". Que aparece na foto, em 1968, disputando a bola com o zagueiro Brito, do Vasco da Gama, no velho Maracanã.

João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário