VAI NESSA NORUSCA!!!




Confiante em um bom resultado, o Noroeste já chegou em Criciúma, onde amanhã, às 20h30, enfrenta o time da casa pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. A equipe embarcou no começo da tarde de ontem, no Aeroporto Moussa Tobias.

Após as turbulências do rebaixamento para a Série A-3 do Campeonato Paulista, o Norusca soube “segurar as pontas”, e em um esquema tático bem montado pelo técnico Luciano Sato, empatou por 0 a 0 com os catarinenses no dia 3 de abril, em Bauru.

Quem imaginava que o clima melhoraria, se surpreendeu. Um dia depois de empatar com o Tigre, o meia Romário deixou o clube, amparado por medida judicial. Na semana passada, Diego, que chegou a treinar entre os titulares no coletivo de quarta-feira, também foi embora no dia seguinte. O Noroeste conseguiu reverter, por ora, a situação, mas o atacante sequer retornou a Bauru, e a exemplo de Romário, está fora da partida.

Sato definiu a equipe no jogo-treino de sábado, contra o Assisense, no Estádio Alfredo de Castilho. O treinador compactou a marcação no meio-campo, colocando seis atletas no setor, e vai atuar com três zagueiros e apenas um atacante de referência. O Noroeste começa a partida de amanhã, no Estádio Heriberto Hülse, às 20h30, com: Yuri; Bonfim, Cazão e Neto; Mizael, Marcel, Ruan, Marcelo, Bruno e Adílson; Adriano.

O técnico Luciano Sato ainda deixou em aberto uma remota possibilidade de Emerson começar jogando, com Marcelo indo para o banco. Além deles, viajaram para Criciúma o goleiro Rodolfo Romano, o zagueiro Magrão, o volante Daniel Júnior, o lateral-esquerdo Júnior Maranhão e os atacantes Nilo e Samoel Pizzi.

Na comissão técnica, viajaram o treinador Luciano Sato, o auxiliar Rafael Padilha, o preparador físico Guilherme de Paula, o fisioterapeuta César Prando, o preparador de goleiros Luiz Sanches e o supervisor de futebol Cristian Mendes. O presidente Anis Buzalaf Jr. também seguiu para Santa Catarina com a delegação.

Motivação

Um dos principais desafios dos bauruenses será balançar as redes. O time completa amanhã um mês sem anotar um gol sequer. Foram três jogos na Série A-2 do Campeonato Paulista, a partida de ida da Copa do Brasil e o amistoso com o Assisense, em que o ataque noroestino ficou na seca: já são 539 minutos sem marcar.

O técnico Luciano Sato vem procurando mexer no emocional da equipe. “É um jogo importante para todos, para o clube e para eles, jogadores. Estamos confiantes, e o nosso grande desafio será tentar fazer um gol, pois isso nos traria uma grande vantagem”, pontua. Como o jogo de ida terminou empatado por 0 a 0, o Norusca joga pela vitória ou por um empate com gols para avançar. Um novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis.

O vencedor do confronto vai pegar na segunda fase o ganhador de Paraná Clube e São Bernardo, que empataram por 1 a 1 no ABC Paulista na semana passada. O jogo de volta será na próxima semana, em Curitiba.


Sempre no Sul

Esta é a terceira participação do Noroeste na Copa do Brasil e, curiosamente, todos os adversários da equipe até hoje no certame vieram da região Sul do País. Em 2006, o Norusca enfrentou o XV de Novembro de Campo Bom. Perdeu por 4 a 1 no Rio Grande do Sul e venceu por 2 a 0 em Bauru, resultado que eliminou o Alvirrubro. No ano seguinte, o Norusca foi ao Paraná e despachou o Adap-Galo Maringá ao golear por 4 a 1. Na fase seguinte, o Noroeste pegou o Figueirense, empatando por 0 a 0 no Alfredão e perdendo o jogo de volta em Florianópolis, pelo placar de 4 a 1.

A participação noroestina na Copa do Brasil deste ano marcou também a volta do clube ao cenário nacional. O Noroeste não disputava um jogo de competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 2008, quando participou do Campeonato Brasileiro da Série C. A partida de despedida do Alvirrubro naquele ano foi no dia 6 de setembro, empatando por 0 a 0 com o Ituano, fora de casa, resultado que tirou os dois clubes do cenário nacional.

O último jogo do Noroeste fora do estado de São Paulo aconteceu pouco antes, também na segunda fase da Série C. Foi no dia 6 de agosto de 2008, no empate por 0 a 0 com o Ituiutaba, em Minas Gerais.


Arbitragem gaúcha

Márcio Chagas da Silva apita o jogo em Criciúma, auxiliado por José Antônio Chaves Franco Filho e José Eduardo Calza, todos do Rio Grande do Sul. O quarto árbitro, Ronan Marques da Rosa, e o delegado da partida, Marco Antonio Martins, são de Santa Catarina.

Thiago Navarro/ Jornal da Cidade

Postar um comentário