MEMÓRIA DA BOLA




Em 1966, a Coréia do Norte surpreendeu na Copa do Mundo
 A CORÉIA FAZIA OUTRAS AMEAÇAS

Quase meio século atrás, longe dessa insanidade armamentista de hoje - que, rigorosamente,  não tem nada a ver com Marx, Engels, Lenin, Mao,  Ho Chi Minh, Guevara, Fidel, etc. - a Coréia do Norte ocupava as manchetes entrando em campo.
Ano da Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra,  onde o Brasil foi eliminado logo na primeira fase por Portugal. A Coréia do Norte seguiu adiante e despachou sem dó nem piedade, a antiga bicampeã mundial(1934/38) Itália, a Squadra Azzurra. Ato contínuo,  deu um  susto na melhor seleção portuguesa de todos os tempos, orientada pelo brasileiro Otto Glória.
Em 22 minutos os coreanos fizeram 3 a 0. A virada completa de Portugal só se consumou no segundo tempo: 5 a 3, quatro gols do moçambicano Euzébio, que aparece na foto cumprimentando um jogador  da Coréia do Norte...

Em 1971 o repórter Tidei de Lima (à dir.) irradiou o jogo da Coréia em Bauru

VENCER A CORÉIA DO SUL ATÉ QUE NÃO FOI DIFÍCIL...

Por falar em Coréia, vencer a seleção da Coréia do Sul no amistoso do E.C.Noroeste em 1971, até que não foi difícil. Cerca de 5 mil torcedores presenciaram um tranquilo 2 a 0 no Alfredão.
Para a irradiação do jogo a Jovem Auri-Verde escalou um de seus narradores, o experiente João Carlos de Almeida, mais tarde celebrizado como o João Bidu. Já a PRG-8 Bauru Rádio Clube, escalou um de seus repórteres, o estudante de engenharia, meu irmão Tidei de Lima, que aparece na foto entrevistando em 1969, o goleiro bicampeão mundial (1958/62) Gylmar dos Santos Neves, hoje com 82 anos.
Comentando a transmissão em sua coluna do Diário de Bauru, o saudoso Flávio de Ângelis, escreveu em tom de gozação que o jogo em si, para o Noroeste,  até que tinha sido fácil..."o difícil ao longo da irradiação- frisou o Flavião - ficou para os locutores na identificação dos coreanos pela fisionomia e na pronúncia dos seus nomes". 


João F. Tidei Lima/ Memorialista

Postar um comentário