Sem perder a esperança



Noroeste enfrenta líder Portuguesa para tentar voltar ao G-8 e brigar pela vaga

Ainda dá para buscar a classificação para a segunda fase. Este é o pensamento do Noroeste, que terá partida decisiva hoje, enfrentando nada menos que a Portuguesa, atual líder da Série A-2 do Campeonato Paulista. O jogo, válido pela 13ª rodada, será às 20h30, no Estádio Osvaldo Teixeira Duarte (Canindé), em São Paulo.

A Lusa vem provando dentro de campo o favoritismo que lhe foi atribuído antes do início da competição. O clube da Capital disputa a Série A-2 apenas pela segunda vez – a outra foi em 2007 – e é considerado o grande favorito ao acesso neste ano, até pelo fato de disputar também o Campeonato Brasileiro da Série A e já ter sido campeão paulista em 1973 (título dividido com o Santos) e vice-campeão brasileiro em 1996.

Mesmo diante de um cenário desfavorável, após três derrotas consecutivas, o Noroeste ainda tem como objetivo retornar ao G-8 da Segundona. Após a derrota para o Guaratinguetá por 3 a 1, domingo, no Alfredão, o Norusca caiu da sétima para a 11ª colocação, com 17 pontos. Foi a primeira vez que a equipe ficou fora da zona de classificação. A Lusa lidera a Série A-2, com 24 pontos. “Os jogadores estão chateados, já conversamos bastante, já fizeram tudo o que tinha que fazer. A Portuguesa é um baita clube, mas nós também mostramos que temos condições”, disse o técnico Carlos Alberto Seixas.

Mudança

Para o jogo de hoje à noite, Seixas mais uma vez será obrigado a alterar a formação da equipe. O volante Pedro levou o terceiro cartão amarelo na última rodada e dá lugar a Paulinho, que volta após cumprir suspensão. Cazão, com uma contusão no joelho, segue fora. Seixas formou a defesa no trabalho de ontem com Neto, Magrão e Luis Gustavo, mas Bonfim, poupado, vai para o jogo, ocupando o lugar de Neto. No meio-campo, Mizael e Júnior Maranhão atuam nas alas, com Paulinho e Adílson na contenção e Deives na criação. Nathan atuará mais adiantado, formando o ataque com Diego.

Seixas conversou bastante com o elenco antes do treino. “Os jogadores já mostraram que tem condições. A gente sabe que o atleta, com uma derrota, fica preocupado, mas o time tem consciência do que precisa fazer”, cita.

O treinador ainda não vai utilizar nenhum dos reforços anunciados na semana passada no time titular. O único dos onze jogadores inscritos na data limite (última sexta-feira), apenas o meia Emerson (Mi) foi convocado e ficará no banco de reservas. Muitos deles ainda não constavam ontem no site da Federação Paulista (FPF) como atletas do Noroeste, apesar da documentação já ter sido encaminhada dentro do prazo – essa demora é normal dentro dos trâmites da FPF.

O Noroeste teve ainda uma boa notícia na noite de segunda-feira. O volante Pedro e o zagueiro Neto, expulsos contra o Audax, na semana passada, foram absolvidos. Ambos já cumpriram a suspensão pelo cartão vermelho. Neto está à disposição do treinador hoje, enquanto Pedro fica de fora porque levou o terceiro amarelo no domingo.


Em 2011, deu Norusca

A última vez que Noroeste e Portuguesa se enfrentaram foi no dia 2 de abril de 2011, pela 17ª rodada da Série A-1 do Campeonato Paulista. O Alvirrubro vivia uma situação muito difícil no Paulistão daquele ano, chegando naquele jogo (o antepenúltimo da competição) na zona de rebaixamento. Uma derrota no Canindé poderia praticamente definir o rebaixamento da equipe.

Na rodada anterior, o técnico Lori Sandri havia sido demitido, após o Noroeste perder por 4 a 0 para o Oeste, em Itápolis. Jorge Saran, então treinador das categorias de base, assumiu o time no desespero – precisaria de seis pontos em três jogos para escapar do descenso. A estreia de Saran foi justamente contra a Lusa, e o Noroeste, surpreendendo a todos, conseguiu vencer por 2 a 0.

O primeiro gol naquele jogo foi anotado por Diego, o único titular noroestino naquela partida que estará em campo hoje – o goleiro Yuri, atualmente titular, era reserva de André Luis na ocasião. “Eu estava nesse outro jogo, a gente estava em uma situação delicada no campeonato, e tivemos a felicidade de ganhar deles lá dentro. Mas agora é outro campeonato, temos que entrar lá e jogar, o time não vem bem, a gente sabe, mas vamos tentar reverter a situação na tabela. O time vinha jogando bem, agora caiu de rendimento, mas ainda dá tempo de se recuperar, mas precisamos reagir urgente”, explica, analisando a situação atual do Noroeste.

No Paulistão de 2011, a vitória sobre a Portuguesa deu esperança ao torcedor noroestino, mas o time bauruense acabou perdendo para o São Paulo na partida seguinte, por 4 a 1, em Bauru, e na última rodada foi derrotado por 2 a 0 para o Ituano, em Itu, decretando o rebaixamento da equipe. Em 2013, o Noroeste quer novamente surpreender no Canindé, e principalmente, conquistar o objetivo na reta final.


Thiago Navarro/ Jornal da Cidade

Postar um comentário