Santo de casa... tem que fazer milagre!



Foto; Eder Azevedo
Com novo técnico, Noroeste enfrenta Santo André pressionado para escapar do rebaixamento

 “Temos de esquecer tudo que aconteceu até agora e jogarmos bem em Santo André”, prega Luciano Sato

Com 19 pontos, em 14º lugar, e Luciano Sato no comando substituindo Carlos Alberto Seixas, o Noroeste enfrenta o Santo André hoje, às 15h, precisando da vitória para eliminar as possibilidades de rebaixamento para a Série A-3 do Campeonato Paulista. A partida de hoje, no Estádio Bruno José Daniel, é válida pela 18ª rodada, a penúltima da primeira fase da Série A-2. O adversário tem um ponto a mais e também luta para escapar do descenso.

Depois de permanecer metade do campeonato entre os oito primeiros, que se classificam para a fase final, o time entrou em queda livre e não vence há oito jogos, com seis derrotas e dois empates (aproveitamento de apenas 8%). Após a derrota em casa para o São José, na quarta-feira, a situação do técnico Carlos Alberto Seixas ficou insustentável, e a diretoria optou pela mudança, efetivando o gerente de futebol Luciano Sato no comando do time.

Com dois anos de Noroeste, e depois de ocupar diversas funções, Sato terá a missão de livrar o Alvirrubro do rebaixamento, que seria o terceiro do clube para a Série A-3 – os outros foram em 1994 e 1999. “Temos de ter esperança, os jogadores estão confiantes, e vamos buscar um resultado positivo para que a gente se mantenha na Série A-2”, explica Sato, que comando o Norusca hoje, na última rodada contra o Capivariano e também diante do Criciúma, na Copa do Brasil, podendo ficar para o segundo semestre, na Copa Paulista.

“Temos que esquecer tudo o que aconteceu até agora e jogarmos bem em Santo André, para escapar do rebaixamento e chegar com moral na Copa do Brasil”, afirma o treinador. Sato conversou com o elenco e vai fazer algumas alterações na equipe. O esquema tático será o 3-5-2, com Bonfim, Cazão e Neto na defesa, Júnior Maranhão e Samuel Balbino nas alas, Pedro Ruan e Emerson no meio e Diego e Bruno no ataque.

Repeteco?

Além de já ter dirigido as categorias de base, especialmente o time sub-20, em 2012, Sato comandou a equipe principal uma vez, na primeira fase da Copa Paulista de 2012, quando o técnico Amauri Knevitz foi demitido, antes de Moisés Egert assumir. Foi na vitória por 2 a 1 sobre o América, em São José do Rio Preto, em 1º de setembro do ano passado.

Na ocasião, o Noroeste também vinha mal na tabela – corria o risco de não se classificar – e Sato promoveu alterações na equipe, colocando o time no 3-5-2, explorando as alas e ganhando o jogo na bola aérea. “Gostei do treinamento de hoje (ontem). Tem que matar o jogo quando tiver a oportunidade, e saber o que fazer quando está sem a bola. No começo, podemos marcar pressão, podendo fazer o gol no início”, destaca Sato. “Temos que jogar pelos lados”, pontua.

Desfalques

Sato não poderá contar com os laterais Mizael e Jonattan e com o meia Nathan, que se recuperam de lesão. O volante Paulinho, com dores na coxa direita e nas costas, também está fora. Já o volante Juninho, que se recupera de cirurgia, após lesão sofrida em 14 de julho do ano passado, vai passar por novos exames no começo de abril, e não tem previsão de retorno aos gramados.


Ao vivo



O jogo entre Santo André e Noroeste será transmitido ao vivo pelas Rádios Auri-Verde e 87 FM e pela webrádio Jornada Esportiva.


 Visita

O auxiliar técnico Luciano Deitos, o preparador físico Robert Yoshio e o auxiliar de preparação, Felipe Pires, que trabalharam com os técnicos Amauri Knevitz e Moisés Egert no Noroeste, em 2012, estiveram ontem no clube. Eles vieram buscar alguns documentos que estavam na agremiação. Os três deixaram o União Barbarense há pouco mais de um mês, após um início ruim no Paulistão, e nesta semana saíram da Ferroviária, que está na zona de rebaixamento da Série A-2.


Salvação da base

O lateral-esquerdo Samuel Balbino, 18 anos, é bauruense e foi revelado pelas categorias de base do clube. Apesar de já ter sido relacionado algumas vezes, será sua primeira partida no time principal. “Tem que aproveitar a oportunidade, é bom que já conheço o Sato, é um grande treinador. Precisamos do resultado”, cita Samuel. “Se eles estão colocando a gente (da base), é porque têm confiança na gente. A minha família é daqui, sempre esperou esse momento, espero ajudar o time”, reforça o lateral. “O Samuel Balbino e o Júnior Maranhão são jogadores de força nas alas, mas que recompõem rápido na defesa”, explica Luciano Sato.


Marco Antonio confirmado

Ex-jogador e ex-técnico do Noroeste em outras oportunidades, Marco Antônio Machado assume a função de diretor técnico nesses dois jogos finais. “A intenção é ajudar o Sato, colaborar com a equipe mesmo. Depois vamos sentar com a diretoria e resolver o que será feito para a sequência, depois da A-2”, resumiu Machado.


NOROESTE

Yuri; Bonfim, Cazão e Neto; Júnior Maranhão, Pedro, Ruan, Emerson e Samuel Balbino; Diego e Bruno. Técnico: Luciano Sato


Thiago Navarro/ Jornal da Cidade

Postar um comentário