MEMÓRIA DA BOLA

Torcedores do Noroeste, em 1954, na hora do embarque
PELOS TRILHOS...

É uma tristeza desdenhar outra vez. E prostrar naquele esquecimento, próprio de uma sociedade desatenta e desmobilizada. Claro, falo da recente matéria do jornal sobre a ferrovia, entre nós de Bauru, e de resto do Estado e do país.
Tudo tomado pelo amontoado caótico de caminhões, ônibus, carros e motos. Sem horizontes, diante da omissão, e, não raro, do cinismo,  dos agentes públicos. De qualquer forma, continuaremos sonhando com a volta dos trens, até hoje o meio de  transporte predominante nos países civilizados.
Utopia? Viva a Utopia! já dizia, e repetia, o martirizado humanista Thomas Morus, que o rei da Inglaterra mandou enforcar  480 anos atrás. Por aqui, recuando quase  60 anos, o país e a cidade caminhavam pelos trilhos, inclusive para acompanhar e torcer pelo E.C.Noroeste, a um passo da Primeira Divisão.
Ferroviário, radialista, e torcedor apaixonado, o saudoso Raul Marques Ferreira se encarregava de fretar até um trem completo para levar os torcedores. Como mostra a foto de janeiro de 1954, mais de mil torcedores embarcando numa das plataformas da majestosa estação...


Ainda em 1954 o Araçatuba E.C. sucedeu ao antigo São Paulo.
...ATÉ ARAÇATUBA
O representante de Araçatuba na Série Verde da Segunda Divisão, era o São Paulo F.C., fundado em 1948. Mudou de nome em 1954, para homenagear a cidade, como Araçatuba E.C. Mas, recebe o Norusca, no returno do campeonato em janeiro, ainda com o nome de origem. E não perdoa, devolve a derrota do primeiro turno, enfiando 2 a 0.
Já com os reforços de Ranulfo, Colombo e Luís Marini, o Noroeste logo se recuperou e garantiu nos jogos restantes da Série Verde a passagem para o Torneio dos Campeões, e o acesso à Primeirona em maio de 1954.
Enquanto isso, naquele mesmo ano, o  Araçatuba E.C. posava para a foto, com o time titular, a partir do goleiro Hugo, primeiro à direita. Segue, gente que logo desembarcaria em Bauru: o segundo da fila é o médio Fernando, o terceiro o goleador Gomes, e o nono o zagueiro Pedro. Os três vestiam a camisa do saudoso Demolidor Ferroviário, que nocauteou o Corinthians pelo Paulistão de 1959, 6 a 3!

João F.Tidei Lima/ Historiador

Postar um comentário