LEONARDO DE BRITO: JORNALISMO, FUTEBOL, SAMBA E BOÊMIA


Bauru é terra de passagem, profetiza uma tese sobre a origem e missão dessa Bauru. Sim, por aqui muitos passaram e fizeram história. Uns enfiaram-lhe a faca, outros contribuíram decisivamente em importantes momentos. Uns mais, outros menos. Uns pelo bem, outros pelo mal. Mas também existem e muitos, os que aqui vieram e se estabeleceram. Escrevinho algo hoje de um desses.

Leonardo de Brito é um cara viajado, como a grande maioria do povo nordestino de décadas atrás. Fez o mesmo que os seus, vindo aportar no então “Sul Maravilha” em busca de dias melhores. Rodou um bocado, depois de aportar no Rio de Janeiro, onde até hoje possui parentes próximos, estabelecendo-se em Bauru e tendo até participado do núcleo de jornalistas fundadores do Jornal da Cidade. Nunca teve participação diretiva, poder de mando, sempre estando ligado as hostes esportivas, sua especialidade, razão de seu viver. Trata o esporte, principalmente o futebol com zelo e esmero, tendo também se apropriado da paixão pelo time da aldeia adotada como sua, Bauru e o Noroeste. A cara do Caderno de Esportes, tanto tempo comandado por ele, é a dele e ao abri-lo diariamente não tem como não associar aquelas páginas com a sua pessoa. Cara de um focinho do outro. Um bom vivã, gosta muito do que de melhor o samba possui, o seu lado brejeiro, o do pagode carioca, com Zeca, começando com Noel. Disso não abre mão e entras em discussões homéricas quando o tentam fazer ouvir “merdalhas” distribuídas por aí. Experimentem chamar de "balada" suas incursões noturnas e verás sua ira. Eterno e assumido boêmio. Escreve macio, sem provocar grandes confrontos, mas não se verga fácil e se preciso compra boas brigas. De uns tempos para cá, está também soltando a voz nos microfones, emitindo seus pitacos em noticiários esportivos nas rádios locais e sendo requisitado como menestrel no ofício, não só pelos kms rodados, como pela sapiência na precisão dos comentários. Flana pela cidade toda sem criar inimizades e mesmo com um pé fincado no lado A de Bauru, nunca retirou o outro do lado B, onde adora circular, reverenciar e ser ali reverenciado. Um muito boa praça, agitado e escrevinhando sobre uma das paixões mais conflituosas dos tempos atuais:  o futebol.


OBS.: Hoje em sua coluna no JC, a “Em Confiança”, no dia seguinte de ter saído uma carta minha na Tribuna do Leitor, “Carta Aberta à Imprensa Esportiva Bauruense” (http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=227820), clamando por matérias desvendando desmandos no Noroeste, ele publica nota com seguinte teor, o que enche de alento esse escrevinhador: “NOROESTINO – Repercutiu muito o comentário do noroestino roxo, Henrique Perazzi de Aquino, na Tribuna do Leitor. Trairagem e ciumeira sempre existiram no futebol, mas jogar contra o Noroeste é pura sacanagem. Quem não quiser ajudar, pelo menos não atrapalhe. Amigo, vou investigar. Prometo”. Eu confio e boto fé nisso. E fico na espera.

Henrique Perazzi de Aquino, diretamente do Mafuá do HPA

Postar um comentário