Cartada final

Sem vencer há oito jogos e ameaçado pela “degola”, Noroeste demite Seixas e efetiva Sato
Luciano Sato destaca importância de trabalhar o lado psicológico do elenco

O Norusca optou por um remédio caseiro para tentar acabar com a crise instalada no clube. Restando apenas duas rodadas para o final da primeira fase da Série A-2 do Campeonato Paulista e ameaçado pelo rebaixamento, o Noroeste trocou o comando técnico da equipe na tarde de ontem. Carlos Alberto Seixas, que vinha dirigindo o time desde o início do campeonato, dá lugar a Luciano Sato, que segue acumulando o cargo de gerente de futebol.

O novo treinador dirige o clube nos dois jogos que faltam na Segundona e na Copa do Brasil, contra o Criciúma. Uma permanência para o segundo semestre não está descartada, dependendo do desempenho nos jogos dos próximos dias. O Noroeste vem de oito jogos seguidos sem vitória, com seis derrotas e dois empates, somando 19 pontos, apenas dois acima da zona de rebaixamento.

Várias funções

Sato já exerceu diversas funções no clube. Chegou em 2011 e foi técnico e supervisor das categorias de base, técnico do Sub-20 em 2012, preparador físico e, desde janeiro, é gerente de futebol. Ele já teve a oportunidade de dirigir o time principal em uma oportunidade, na primeira fase da Copa Paulista do ano passado, de maneira interina.

Na ocasião, o técnico Amauri Knevitz havia sido demitido depois de perder o clássico para o Marília, em 29 de agosto. No dia seguinte, Sato assumiu e comandou o time contra o América, em São José do Rio Preto, no dia 1º de setembro. O Noroeste precisava da vitória para seguir com chances de classificação, e conseguiu vencer por 2 a 1. Logo após aquele jogo, Moisés Egert foi anunciado como treinador e conduziu o clube ao título da Copa Paulista.

“É uma situação delicada, mas temos de estar preparados para desafios, e o nosso é o de tirar o Noroeste da possibilidade de rebaixamento. Creio que uma vitória será suficiente para, matematicamente, assegurar a nossa vaga no ano que vem na Série A-2”, diz o novo treinador.

Sato assumiu e já comandou um treino ontem à tarde. Um apronto vai acontecer hoje, às 9h, quando Sato define o time que enfrenta o Santo André, amanhã, às 15h, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Na última rodada, o Norusca recebe o Capivariano, em Bauru, no dia 31, domingo de Páscoa, às 10h.

O treinador já sinalizou que vai fazer mudanças na equipe. Antes do treino de hoje, Sato deve ter uma conversa com o elenco. “Agora é importante esse lado psicológico, o time está há oito jogos sem vencer, vou conversar amanhã (hoje) com os atletas. Mas em nenhum momento faltou garra, determinação e vontade de vencer”, pondera. Nenhum jogador está suspenso, mas Mizael, Jonattan e Nathan seguem no Departamento Médico e não devem atuar em Santo André.


Comum acordo

De acordo com a diretoria noroestina, a saída de Seixas do comando técnico foi em “comum acordo”, após reunião na tarde de ontem, no Alfredão. Quem falou em nome da diretoria foi o vice-presidente Filipe Rino. Os dirigentes alvirrubros se reuniram após a derrota para o São José, na quarta-feira, mas postergaram a definição para ontem.

“Hoje (ontem) todo mundo estava com a cabeça fria, antes estavam todos de cabeça quente, diretoria, comissão técnica, jogadores. Desde o começo do ano, quando o Seixas foi o único que aceitou assumir o cargo de treinador. Ele faz parte do planejamento do clube, ele já trabalhou como gerente de futebol na Santacruzense, em outros lugares, então ele por enquanto está afastado”, diz Rino, deixando em aberto a possibilidade de Seixas, em breve, assumir outro cargo no clube, no segundo semestre.

A saída do treinador vinha se desenhando nos últimos dias, e teve seu ápice na quarta-feira, com a derrota para o São José. Na ocasião, comenta-se extraoficialmente, que diretores teriam tentado falar com o elenco no vestiário durante o intervalo, e teriam sido barrados pelo treinador. “Eu sempre vou no vestiário, em todos os jogos, não aconteceu nada, em todas as partidas estamos no vestiário”, pondera Rino.

Uma paralisação dos jogadores também teria sido “ensaiada” no começo da semana, mas não deu certo. “Realmente estamos com dez dias de atraso nos salários, não é o ideal, mas tem clubes com atrasos maiores, de até três meses. Agora o elenco tem que jogar pelo Noroeste e por eles, porque um rebaixamento não é ruim só para o clube, é ruim para eles. Me reuni com os atletas e falei isso para eles, se cai, todos são rebaixados”, finaliza o dirigente.


Sem dispensas

Nenhum atleta foi dispensando com a saída do técnico Seixas. Aliás, os jogadores que inicialmente seriam liberados, no último dia 9, estão treinando normalmente e alguns chegaram a atuar nos últimos jogos. Estão nesta situação o volante Manu, os meias Wellington Dourado e Deives e o atacante João Paulo, que seriam liberados. O lateral-direito Jonattan e o atacante Vitor Hugo, que seriam emprestados, também seguem no plantel.

Nesta semana, o clube acertou o empréstimo do goleiro Léo, do volante Arthur e do atacante Mariano para o Araçatuba, clube da Quarta Divisão Paulista. De acordo com Rino, outros atletas podem sair após a disputa da Série A-2 e da Copa do Brasil, mas isso será definido posteriormente, em conjunto com a comissão técnica.

Números de Seixas

Sob o comando de Carlos Alberto Seixas, o Noroeste teve cinco vitórias, quatro empates e oito derrotas, aproveitamento de 37%. Ele foi apresentado no dia 11 de dezembro de 2012, uma semana após a eleição do presidente Anis Buzalaf Jr.

Antes, Seixas já havia dirigido o Noroeste nas categorias de base, entre 2004 e 2006, com a melhor campanha do Norusca na história do Campeonato Paulista Sub-20, em 2004, quando chegou à semifinal, contra o Palmeiras, e também era o treinador na melhor campanha noroestina na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2005, quando caiu invicto nas oitavas-de-final, diante do Iraty, nos pênaltis.

Com o time principal, foi campeão da Copa Paulista de 2005 com o Noroeste, derrotando o Rio Claro, na final.

“Tentei fazer o melhor possível pelo Noroeste, saio de cabeça erguida. Me afasto agora por alguns dias, vou curtir minha netinha, que nasceu este mês, e depois vamos ver como ficam as coisas”, afirma Seixas. Após a Série A-2, o ex-treinador deve voltar a conversar com a diretoria, podendo assumir alguma função diretiva na equipe principal ou nas categorias de base.

Marco Antonio pode ter cargo
Com a entrada de Luciano Sato, o auxiliar técnico Cacá também deve deixar o cargo. Após a saída do preparador físico Pedro Júnior, na semana passada, Pedro Henrique Siqueira da Silva assumiu a função e permanece com Sato. O preparador de goleiros, Marcos Romano, e o supervisor de futebol, Cristian Mendes, também permanecem.
A novidade na comissão técnica pode ser Marco Antônio Machado. Atualmente comentarista esportivo na Rádio Auri-Verde, Machado defendeu o Noroeste nos anos 1970 e já foi treinador do clube em diversas ocasiões. Ele foi convidado por Sato para integrar a comissão, provavelmente na função de diretor técnico, e deve dar resposta definitiva até hoje.

Thiago Navarro/ Jornal da Cidade
Foto/ JoãoRosan

Postar um comentário