MEMÓRIA DA BOLA

Mário Morais (à esq.), diante do colega Fiori Gigliotti

PRIVILEGIADO ESPECTADOR

Estrela nas décadas de 1950/60, das Rádios Panamericana, Bandeirantes e Tupi/Difusora, o comentarista esportivo Mário Morais cunhou  palavras, frases,  expressões, para retratar um jogo ou qualificar jogadores.
É da sua lavra, Privilegiado Espectador, para rotular, por exemplo, a postura do goleiro, que ao longo de um tempo ou dos dois tempos, foi pouco exigido.
Por isso, para o Mário, ele era um Privilegiado Espectador, quer dizer, assistia ao jogo dentro do campo....
Hoje, evocando o saudoso Mário Morais (1925-1988),  com facilidade se pode localizar Privilegiados Espectadores com a camisa de grandes equipes, e atuando em diferentes posições. na zaga, no meio de campo, no ataque.   Apesar dos milhões de reais na transação e nos contratos, passam  grande parte do jogo fugindo da bola.
Quanto ao comentarista Mário Morais, ele aparece na foto de 1958  com o  locutor Fiori Gigliotti em transmissão externa da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

 Em 1953, torcedores do Canto do Rio, em Niterói
 POR OUTRO LADO...

Por falar em Privilegiados Espectadores, como mostra a foto, os torcedores do modesto Canto do Rio, de Niterói,  passavam longe
Fundado em 1913, o clube começou a participar do campeonato carioca na década de 1940. Com façanhas históricas, uma delas a goleada sofrida diante do poderoso  Vasco da Gama, em 1947,  no estádio de São Januário: 14 a 1!
Em 1953, aproveitando a excursão do famoso Boca Júniors pelo Brasil, foi recebe-lo, para um jogo,  no pequenino estádio  Caio Martins. A novidade atraiu muita gente, que se amontoou como pôde junto ao alambrado e nos telhados dos vestiários e de casas vizinhas.
O Canto do Rio como clube de futebol profissional não existe mais. Mas, a velha guarda, seguramente,  tem muito o que contar para filhos, netos, bisnetos, etc.

João F. Tidei Lima/ Memorialista

Postar um comentário