A base forte do Esporte Clube Noroeste


Atletas oriundos das categorias de base noroestinas integram quase a metade do elenco que briga pelo título 
da Copinha

Parte dos atletas “pratas da casa” que integram o elenco profissional noroestino: a partir da esq., Rafael, Johnnattan, Juninho, Giovanni, Ruan, Nathan, Mizael, Mariano, Magrão e Romarinho
Finalista da Copa Paulista 2012, o Noroeste conta em seu elenco profissional com 13 atletas formados nas categorias de base do clube. Isso corresponde a cerca de 40% do plantel noroestino, que briga pelo título da competição que garante vaga na Copa do Brasil de 2013. Além dos jogadores que integram o time profissional, outros atletas revelados pelo Norusca nos últimos dois anos estão em grandes clubes do país.

Reativada em maio de 2010, as categorias de base do Noroeste conseguiram, em dois anos e meio, resultados que normalmente são obtidos em cinco anos. “Completamos agora em novembro 30 meses de trabalho, e conseguimos nesse período um retorno que geralmente demoraria o dobro do tempo. São 13 atletas integrados ao elenco profissional, inclusive com alguns atuando como titulares, este é um índice bastante elevado”, explica o gerente de futebol João Gonçalves, que deu início ao trabalho das categorias de base em 2010, na época coordenando a reativação das atividades para formar novos valores. Na última partida, contra o Velo Clube, nada menos que quatro jogadores revelados pelo clube terminaram o jogo entre os titulares, em uma partida semifinal de Copa Paulista.

Gonçalves aponta que este é o caminho para o clube. “A família Garcia estava no caminho certo, investindo nas categorias de base, e o resultado está aí, com os jogadores revelados aqui se destacando na equipe principal e também despertando o interesse de outros clubes. A diretoria, na pessoa do consultor executivo Beto Souza, nos deu todo o respaldo necessário neste período, mostrando que investir na base é uma necessidade em um clube que pensa de forma profissional”, destaca. “Infelizmente não pudemos dar sequência ao trabalho do Sub-15 e do Sub-17 após a saída da família Garcia, mas o Sub-20 segue e vamos disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro. Espero que no futuro o clube possa voltar a contar com as duas categorias que foram desativadas”, pontua.

Integração com profissional

Atualmente, fazem parte do elenco profissional 13 jogadores revelados pelas categorias de base do Noroeste: o goleiro Léo, o zagueiro Magrão, o lateral-direito Mizael, os laterais-esquerdo Giovanni e Samuel Balbino, os volantes Juninho, Ruan, Lúcio e Daniel Jr., os meias Nathan, Douglas e Romário e o atacante Mariano.


Noroeste “tipo exportação”

Além de reforçar o time principal do Noroeste, os atletas revelados pelo clube também estão atuando em grandes clubes do país. O volante França, que defendeu o Alvirrubro até a Série A-2 do Campeonato Paulista deste ano, foi emprestado ao Coritiba, onde disputou jogos do Campeonato Brasileiro da Série A, e agora está no Criciúma, clube que está próximo de conquistar o acesso na Série B do Brasileirão.

O atacante Diego, que está em Curitiba, recuperando-se de uma lesão no púbis, também chegou ao Noroeste ainda com idade júnior, e disputou uma edição dos Jogos Abertos do Interior pelo clube. Neste ano, após a Série A-2, o atacante foi para o Bahia, na Série A do Brasileirão. O zagueiro Matheus Tiuí, destaque do Noroeste no Campeonato Paulista Sub-15 de 2011, está atualmente no Grêmio, através de um contrato de parceria entre o clube gaúcho e o time bauruense.

Jornal da Cidade

Postar um comentário