Noroeste pisa na bola com as meninas


Clube inscreve time no Paulista Feminino, traz jogadoras, mas na última hora cancela apresentação oficial

No jargão do futebol, o Noroeste marcou um gol contra no futebol feminino nesta terça-feira. Depois de trazer 15 jogadoras, colocá-las para treinar e até inscrever o time no Campeonato Paulista feminino, a equipe cancelou sua participação no campeonato e desistiu do projeto antes mesmo de lançá-lo.

O clube até já enviou um ofício para a FPF (Federação Paulista de Futebol) solicitando o cancelamento da inscrição no torneio. Isso logo após a entidade divulgar na última sexta-feira a proposta do campeonato com a participação do time bauruense, ao lado de outras 17 equipes.

O fato vai na contramão dos acontecimentos no último mês e joga um balde de água fria nos entusiastas da modalidade. O BOM DIA revelou no dia 8 de março os bastidores da formação do time de futebol feminino do Noroeste e, desde então, um time inteiro desembarcou em Bauru mesmo sem um contrato assinado para participar do novo projeto (veja cronologia do caso ao lado).

Até mesmo a apresentação estava marcada. Se no dia 27 de março problemas burocráticos impediram o evento, nada parecia impedir que elas fossem apresentadas nesta terça-feira de manhã. O cancelamento do evento oficial veio no domingo à noite.

Essa verdadeira pisada na bola afeta diretamente as jogadoras, sendo que muitas delas receberam outras propostas para esta temporada, mas acreditaram no projeto noroestino de montar uma equipe vencedora a longo prazo na modalidade.

Afeta, também, Bauru, que corre riscos de não ter um time competitivo no futebol feminino na disputa dos Jogos Regionais e Abertos, que acontecerá na cidade, em novembro.

“Era um projeto que o Noroeste mobilizou e a gente apoiou. A equipe montou na expectativa de que os empresários da região pudessem ajudar, mas parece que não teve sucesso. Eu ainda torço para que a iniciativa dê certo”, comentou o prefeito Rodrigo Agostinho.

O grande empecilho apontado, como em outros projetos fracassados no futebol feminino, é a falta de apoio do empresariado. “A prefeitura não pode patrocinar um time profissional. O que é importante para gente é ter estrutura física para os esportes”, garantiu Rodrigo.

Mesmo com a confirmação de que o Grupo NP será uma das patrocinadoras e de que a USC também estuda a melhor forma de parceria, o clube julgou que não teria arrecadação e geraria mais custos ao Noroeste, que passou por grave crise financeira no fim do ano passado.

Ainda assim, existe uma luz no fim do túnel. O BOM DIA apurou que uma equipe de São Paulo pode aproveitar essa estrutura física e disputar o Paulista feminino em Bauru. Seria uma forma de fazer o que o Noroeste não quis continuar.

 Campeonato será reduzido neste ano
A crise pelo qual passa o futebol feminino reflete-se no Campeonato Paulista neste ano. Se no ano passado havia 19 equipes confirmadas e o torneio aconteceu de abril a outubro, neste ano a realidade é outra. O torneio poderá ter 18 equipes (se não houver desistências, algo comum no futebol feminino) e os jogos acontecerão entre maio e setembro de 2012.

15  jogadoras de fora de Bauru chegaram à cidade para jogar na equipe que seria do Noroeste

 Modalidade ‘foge’ para o interior paulista

Mesmo com a recusa do Noroeste, o interior ainda está em alta. Dos 18 times que estão no Paulista deste ano, apenas três são da cidade de São Paulo: Centro Olímpico, Portuguesa e Juventus. Times como Francana, Rio Preto, São José, América de São Manuel e XV de Piracicaba prometem brigar pelas primeiras posições.

E o silêncio no Noroeste continua...

O futebol feminino do Noroeste começou, vai terminar e o clube segue sem dar uma posição oficial sobre o caso. Desde que o BOM DIA revelou no dia 8 de março os bastidores da formação da equipe, a diretoria do time bauruense evitou o contato com a imprensa e não se pronunciou.

Com a informação sobre o fim da equipe feminina antes mesmo de fazer seu primeiro jogo, o BOM DIA entrou em contato com a assessoria de imprensa do Noroeste para, novamente, pegar uma posição oficial e confirmar, ou não, a informação.

Foram enviadas quatro perguntas a assessoria de imprensa que deveriam ser respondidas ou pelo diretor de marketing  Evaldo Armani ou até mesmo pelo consultor executivo Beto Souza. As perguntas abordavam a inscrição no Paulista Feminino e essa desistência de última hora.

Porém, elas seguem sem respostas. Em nota, a assessoria respondeu que “nenhum membro da diretoria foi encontrado para falar sobre o assunto e por ser dia seguinte a jogo, é dia de folga para boa parte do clube”, trouxe o e-mail.
Gustavo Longo/ Jornal da Cidade

Postar um comentário