‘Estilo Knevitz’ dita Norusca



Treinador impõe marcação forte e jogadas rápidas; modelo gaúcho deu certo
Quando foi anunciado como novo treinador do Noroeste, Amauri Knevitz deixou bem claro que a situação desta vez era bem diferente da outra temporada que assumiu a equipe, em 2010, no ano do Centenário do Alvirrburo. As condições financeiras não permitiam um elenco com uma folha de pagamentos que chegasse perto da de dois anos atrás. Assim, o comandante foi claro, em sua primeira entrevista ao JC nesta sua segunda passagem: “Nossa meta agora é classificar entre os oito primeiros. Sabemos das dificuldades, mas precisamos saber jogar a competição”.

O “saber jogar” do comandante parece ter sido bem recebido pelo grupo. Poucas mudanças na escalação do time e na forma de jogar, garantiram ao Noroeste regularidade.

Classificado como sétimo na fase inicial, o Norusca, junto com a Ferroviária, foi o time que menos perdeu: só quatro jogos. Destes, apenas um dentro do Alfredo de Castilho – na última rodada, para o já rebaixado União São João, por 1 a 0.

A formação titular mudou pouco e Knevitz apostou em um meio de campo forte, com França, Garroni (agora lesionado, substituído por Betinho), Juninho e Velicka, dando respaldo para Leandro Oliveira atuar livre e encostar no atacante único, lugar que hoje é ocupado por Boka.

O time que no desenho tático parece “retranqueiro”, é reflexo não só das raízes do treinador nascido em Porto Alegre e acostumado ao futebol gaúcho, mas também à necessidade da competição. Às vésperas da estreia na Série A-2, Knevitz já alertava: “De um jeito ou de outro, jogando mais bonito ou mais feio, vamos jogar para ganhar”. Por enquanto, tem dado certo.

Num grupo complicado nesta segunda fase, o Noroeste saiu na frente ao vencer o São Bernardo em casa e contar com um empate sem gols de Red Bull e Penapolense. E o discurso, pelo menos, parece afinado. No fim do jogo de sábado, Knevitz destacou: “Vencer na estreia foi muito importante, mas temos agora mais jogos pela frente”. Em seguida, foi a vez de Thiago Júnior, autor do gol que garantiu os primeiros três pontos nesta fase, acompanhar o “chefe”. “Temos que trabalhar jogo a jogo, agora já temos o Red Bull pela frente fora de casa, será outra partida difícil, então temos que manter o foco e a atenção nas próximas rodadas”.
Jornal da Cidade

Postar um comentário