FUTURO FUTEBOL CLUBE


Amigos noroestinos, muito tem se falado sobre o futuro dos times do nosso interior, os chamados pequenos, qual é a importancia deles  nos campeonatos.Hoje em dia nenhuma, pois perderam sua funções que eram de revelar jogadores e viraram refens de empresários da bola, que aproveitam da falta de recursos e interesse das cidades sede. Este distanciamento deve-se em função dos times locais disputarem apenas três meses de competições e as vezes ainda campeonatos sem nenhuma expressão.Hoje em dia tudo gira em torno de visibilidade, e nenhum comerciante ou industrial ira querer colocar o nome de sua empresa ou produto em algo que não tem retorno ou seja visibilidade somente local.

Outro fator muito sério para  o momento que vivem os times interioranos é almejar torcedores, situação mais preocupante ainda, pois um garoto quando começa a entender de futebol ele ja escolhe um time grande para torcer, esquecendo o clube de sua cidade, que devido a calendário esta sem atividade ou disputando estes torneios sem expressão tipo Copa São Paulo. Os dirigentes dos clubes tem as  suas parcela de culpa, pois eles quando estão na elite do futebol do estado,  fazem de tudo para o afastamento do torcedor local. As vezes quando vão receber um time grande da capital tiram o mando de jogo da cidade. Um atual exemplo é o Oeste que neste final de semana ira mandar a sua partida contra o Corinthians em Presidente Prudente.

Outros times ja fizeram a mesma coisa tambem, ou então nessas partidas contra um time grande, ele não muda o mando, mas aumenta o preço dos ingressos. Hoje o preço de uma arquibancada noss jogos no interior contra os grandes é de oitenta reais, alias situação que a nossa diretoria tambem cansou de fazer em Bauru. E ai ocorre aquilo que estamos cansados de ver, o time da cidade fica com um pequeno espaço da arquibancada, e o resto do estadio para a torcida visitante. Algo tem que ser feito, e rapidamente, pois campeonato paulista da Série A1 vai acabar em breve com os times grandes não disputando mais, ou entrando apenas na fase final.

Os times pequenos devem se juntar e mostrarem sua força junto a Federação Paulista de Futebol, criando um campeonato só com os times interiorano, com mais tempo de duração, aproveitando ainda da pequena rivalidade existente entre as torcidas, e pleiteando vagas em campeonatos brasileiros. Senão iremos continuar a ver Bauru dependendo da boa vontade dos Garcias, Araraquara da sua prefeitura, ou clubes sendo usados por empresários do futebol como engordadouro de jogadores.

Hoje principalmente aqui no nosso estado ja tem times montados por empresas, um exemplo é o Audax, Red Bull, que por sinal disputam o mesmo campeonato que o Esporte Clube Noroeste, a Série A2. Esta tambem é uma tendencia para os times pequenos, desde que se forme uma diretoria com alguns diretores, e cada um respondendo para o respectivo patrão, não sendo igual era feito em Bauru, onde tudo tinha que passar pelo presidente, ate para compra de uma camisa do time. O deposito deveria ser feito na conta dele. 

Atualmente parece que as coisas ja melhoraram um pouco, mas senão profissionalizar todas as areas do clube, isto não vai funcionar. Eu não vejo como uma ação de marketing pode alavancar patrocinio ou mesmo divulgar um time do interior , visto que o mesmo tem uma representatividade apenas local e ainda sofre com a concorrencia dos grandes da capital.

Portanto eu vejo que o futuro do futebol de um clube do interior esta na sua união com os demais, para disputa de campeonatos nos mesmo nivel, não onde neste paulistão até agora só uma vitoria de um pequeno sobre o grande, onde Mogi Mirim ganhou do Santos que jogou com um time misto, ou mesmo entrarmos para disputa do serie A1 sendo fortíssimo candidato ao rebaixamento. Veja o nosso exemplo quando participamos do ultimo paulistão. E ficamos com esta perspectiva,  ou muda ou ficaremos sem futuro.    

Nelson Brandino

Postar um comentário