E a festa acabou

No sabado tivemos a decisão do terceiro lugar entre Alemanha e Uruguai. um jogo cheio de alternancias, com as duas equipes buscando o gol e querendo a vitória. A Alemanha saiu na frente com Muller, o Uruguai empatou com Cavani e desempatou com um golaço de Forlan, mas os alemães, contando com a colaboração do goleiro Muslera, viraram de novo com Jensen e Khedira. As emoções foram até o último minuto quando Forlan , em uma cobrança de falta acertou o travessão. Cumprimentos ao Uruguai que depois de 40 anos voltou a ficar entre os melhores do mundo, ja a Alemanha repetiu o que dela se esperava, pois é a equipe que mais finais disputou na história da Copas.

ESPANHA COM JUSTIÇA
Uma final de Copa do Mundo, sempre é emociante.Quer pelo alto valor da conquista, quer pela alta valorização dos atletas, pelas circunstancias que cercam cada equipe, etc. A Holanda queria quebrar o tabu de nunca ter conseguido ser campeã , ja havia desperdiçado duas oportunidades, perdendo para a Alemanha em 1974 e para a Argentina em 1978, e a Espanha pela primeira vez disputava um título tão importante e não queria deixar escapar essa chance. Jogo truncado, muitas faltas,algumas até violentas, complicando a arbitragem. Assim foram os noventa minutos e na prorrogação, Niesta fez a festa dos espanhóis, merecidamente. Duas observações: A Holanda, nas duas vezes anteriores, com jogadores muito mais qualificados não ganhou e agora com uma safra mais limitada tambem ficou só na vontade. Ja a Espanha, conseguiu superar o seu maior problema, politico, diga-se de passagem, uma integração entre bascos e outras etnias e ser uma equipe forte e unida,feita para vencer. Talvez esteja aí um mérito de seu treinador Vicente del Bosque.

OUTRA GRANDE CAMPEÃ
Sem dúvida foi a anfitriã, África do Sul. À distancia não podemos falar da organização do evento, mas parece que transcorreu tudo normalmente. A beleza de seus estádios, a festa de seu povo, o calor humano de sua gente e as belezas naturais de seu país ficaram gravadas, até em quem acompanhou à distancia pela TV ou Internet.

Agora um comentário muito pessoal. Todos os cumprimentos a grande campeã Espanha,mas dizer que essa Copa é um divisor de águas e que está em curso uma nova ordem geral no futebol, acho um pouco de exagero, pois se Brasil, Argentina e Alemanha, em algum momento da caminhada não tivessem cochilado o desfecho seria outro. Mas Copa do Mundo é assim mesmo, uma competíção "tiro curto" e vence aquele que estiver melhor preparado no momento. Dai o mérito da Espanha, que não cochilou.

Daqui quatro anos repetiremos essa festa novamente e será aqui no Brasil. Espero que tenhamos a mesma competencia na organização que teve a Africa do Sul e mais competencia do que tivemos agora, para sermos campeões novamente, voltando a hegemonia do nosso futebol.
Por: Marco Antonio

Postar um comentário