Washington, chamado de 'o novo Pelé', morre aos 56 anos

 




O ex-jogador Washington Luiz de Paula morreu nesta segunda-feira de insuficiência renal, aos 56 anos. O craque bauruense estava internado no Hospital de Base – pela segunda vez em menos de seis meses –, mas, desta vez, não resistiu.
 Talvez o maior nome do futebol bauruense, aos 19 anos, já no auge da carreira, foi escolhido o melhor jogador da seleção brasileira juvenil no Torneio de Cannes, na França. Lá ganhou o apelido que o marcaria para sempre: “o novo Pelé”.
Com o Rei do Futebol, Washington compartilhava alguma semelhança física, o toque refinado dentro de campo e o fato de ter sido revelado em Bauru. A comparação, no entanto, jogou nos ombros de Washington um peso que ele não queria carregar.
“Onde chegava tinha essa comparação”, lembra. “Precisava fazer milagre. E milagre era só [Pelé] que fazia”, disse Washington, em entrevista à repórter do BOM DIA Cristina Camargo, no final do ano passado.
 Washington deixa a esposa, Marisa, quatro filhos - um deles, Éverton, joga no Atlético Paranaense - e cinco netos.O corpo foi velado na sede social da ALBB (Associação Luso-Brasileira de Bauru), clube em que dava aulas na escolinha de futebol. O enterro ocorreu às 16h, no Cemitério da Saudade.
 Trajetória
Washington começou cedo, aos 14 anos, no Noroestinho, onde ficou um ano. Pouco aproveitado, resolveu disputar o campeonato de várzea pelo Fortaleza. A final, no estádio do Noroeste, foi assistida por dirigentes do Guarani de Campinas, que logo reconheceram seu talento e o convidaram para jogar na equipe. Viajou para Campinas no dia seguinte, participou de um treino-teste e foi imediatamente contratado. Estava no Guarani quando foi convocado, ao mesmo tempo, para duas seleções: a olímpica, que foi para Munique (1972), na Alemanha, e a principal, no lugar de Pelé, campeão do mundo em 1970.
 Ainda muito jovem, foi pressionado de todos os lados, inclusive pela imprensa, porque precisava fazer uma opção. Escolheu a seleção olímpica, apostando na sua boa fase de campeão recente em Cannes.
 Mas o Brasil não passou da primeira fase, e Washington ainda teve o trauma de estar em Munique quando um grupo terrorista palestino invadiu a Vila Olímpica e sequestrou atletas israelenses, em um ataque que terminou com a morte de 18 pessoas, entre atletas israelenses, terroristas palestinos e policiais.
Nunca mais foi convocado para a seleção principal. "“Acho que eles [os dirigentes da seleção brasileira] não gostaram da minha opção", declarou ao BOM DIA. Porém, ainda teve a alegria de defender seu time do coração, o Corinthians, no qual atual por um Campeonato Brasileiro.
Washington jogou nos seguintes clubes: Seleção brasileira, Noroeste,Guarani,Corinthians,Ferroviaria ,Goias,Vitoria da Bahia,Marcilio Dias e Rio Branco de Andrada.
Credito:Jornal Bom dia e Milton Neves

Postar um comentário