MEMÓRIA DA BOLA





A LUSA CAMPEÃ

foto: Essa  Portuguesa  repartiu o título do Paulistão/73 com o Santos

Provavelmente o árbitro mais comentado no futebol brasileiro do século 20. Armando  Nunes Castanheira da Rosa Marques, ou simplesmente Armando Marques, morto, dia destes aos 84 anos, ao longo da carreira acumulou histórias de todo tipo.
Uma delas na decisão do Paulistão em 1973. Quase 120 mil pessoas no Morumbi, em campo Santos e Portuguesa, o empate de 0 a 0 levou a disputa para os pênaltis. O Santos, nas três primeiras cobranças, converteu duas delas, a Lusa errou as três.
Armando Marques se confundiu e deu a partida por encerrada, quando a Portuguesa ainda tinha a chance, embora pequena, de empatar a série.
Os santistas começaram a festejar o título, mas, os jogadores da Lusa, orientados por Otto Glória, deixaram rapidamente o campo e o estádio do Morumbi. Quando o Armandinho percebeu o êrro e tentou forçar o retorno, era tarde demais.
No dia seguinte, a Federação Paulista de Futebol declarou as duas equipes campeãs.


O SANTOS FUGIU...

foto: Esse ataque do São Paulo fez o Santos fugir em 1963

Outra envolvendo o árbitro Armando Marques aconteceu no Paulistão de 1963, Pacaembu lotado, candidato ao título, o Santos enfrentava o São Paulo, que tinha
o ataque da foto - Faustino, Cecílio Martinez, Benê, Pagão e João Sabino. O Tricolor não respeitou o rival e foi marcando. Lá pelas tantas, Pelé e Coutinho reclamaram contra a arbitragem do Armandinho, que, imediatamente, expulsou os dois.
Logo em seguida, recebendo órdens da comissão técnica, três jogadores santistas caíram no gramado e pediram para sair. Era um tempo em que não havia substituição nos jogos oficiais. Então, reduzido a seis jogadores, o Peixe teve que deixar o campo, e o São Paulo festejou a goleada por 4 a 1.... 

 João F. Tidei de Lima/ Historiador

  

Postar um comentário