MEMÓRIA DA BOLA





70 ANOS ATRÁS!

Naquele setembro de 1943, o Noroeste completando 33 anos, a PRG-8 Bauru Rádio Clube escalava o locutor Edson Leite, em destaque na foto, para narrar, um a um os jogos do campeonato amador do Interior.
Primeiro locutor esportivo fora da família Simonetti, proprietária da emissora, Edson Leite (1926-1983) esteve presente ao longo de toda a campanha, a culminância naquela final, em novembro,  contra o Guarani no Pacaembu:  vitória noroestina  por 1 a 0 no primeiro jogo, e o  0 a 0 do segundo que garantiu o título de campeão do Interior ao Noroeste.
O bauruense Edson Leite, como registra a história, entre 1945 e 1950 já estava nos prefixos da capital, primeiro na Tupi, e depois na Bandeirantes de João Jorge Saad, onde comandaria uma verdadeira revolução radiofônica, ao implantar na metade da década de 1950, o RB-55, programação baseada no tripé música-esportes-notícia.



AMONTOADO F.C.

Por falar nessa década intensamento politizada, à altura de 1959, o saudoso Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha (1936-1974) produzia texto levado ao teatro, com o título de Chapetuba F.C. Através de uma disputa futebolística, com frases marcantes, dissecou o universo da sociedade.
Se vivo fosse, com certeza Vianinha retrataria o Brasil de hoje como uma espécie de Amontoado F.C. À margem da sucata ferroviária, nas cidades e nas estradas, o país virou  esse amontoado de ônibus, caminhões, automóveis, motos, telefones celulares, mais amontoado de doentes nos corredores e à porta dos hospitais públicos municipais, estaduais e federais, em síntese um amontoado de carências em todas as áreas da nossa realidade.

João F. Tidei de Lima/ Historiador


Postar um comentário