MEMÓRIA DA BOLA



A partir da esquerda, Macedo, Tuma e César Ladeira
LOCUTORES DA REVOLUÇÃO

Nicolau Tuma (1911-2006) fez a primeira narração integral de um jogo de futebol no país: irradiou em 1931 pela Rádio Educadora Paulista, diretamente do campo do Floresta, Seleção Paulista 6 x Seleção Paranaense 4.
Identificava corretamente cada jogador e acompanhava rigorosamente todos os lances, narrava com tantos detalhes e tão rapidamente que logo foi apelidado de speaker metralhadora. Em 1934 transmitiu a 1ª corrida automobilística internacional no circuito da Gávea, no Rio.
Dois anos antes, no dia 9 de julho de 1932, Nicolau Tuma emprestou sua voz para anunciar, pela Rádio Record, em primeira mão, o início de um movimento armado, a chamada Revolução Constitucionalista de São Paulo.
Tuma tinha ao seu lado Renato Macedo, e o campineiro César Ladeira (1910-1969), voz inesquecível, uma das mais famosas na história do rádio brasileiro. César Ladeira em 1933 desembarcaria no Rio, contratado como locutor e diretor artístico da Rádio Mayrink Veiga, onde ficaria por 15 anos...

Depois da Mayrink, César Ladeira trabalhou na Rádio Nacional
O GOLPE CALA O  RÁDIO
Por falar em Mayrink Veiga, a histórica emissora do Rio de Janeiro, ela estava na agenda do Golpe  que implantaria a Ditadura Militar a partir de 1964.
Era propriedade do antigo deputado e, na época suplente de senador, Miguel Leuzzi, dono da Rede Piratininga e aliado político do presidente deposto, João Goulart.
A Mayrink Veiga, pioneira dos programas de auditório, das radionovelas e do humorismo, foi imediatamente fechada e seus 400 funcionários demitidos. A potente Rádio Nacional, líder de audiência no país, também seria violentada pelo Golpe, com mudança na direção e demissão de dezenas dos seus quadros.
Uma implacável censura começava a calar as emissoras...

João F.Tidei de Lima/ Historiador


Postar um comentário