MEMÓRIA DA BOLA




Em 1957, esse Botafogo massacrou o Fluminense de Telê Santana
CAMPEÃO DESDE 1910...

Por falar em decisões de campeonatos regionais, o título carioca de 2013, celebrado recentemente pelo Botafogo, me empurrou para uma viagem até quase a metade do século passado. Em 1957, morador da quadra 2 da rua Enéas Carvalho de Aguiar, em Bauru, eu tinha como vizinho Maxabomba, antigo jogador de futebol, com militância no Botafogo do Rio.
 Torcedor fanático do chamado Glorioso, ele  vibrou com o título carioca daquele ano, depois de quase dez anos na fila. Apesar da idade, o velho Maxa cantarolava alguma coisa do hino composto pelo consagrado Lamartine Babo (1904-1963)...Botafogo, Botafogo, campeão desde 1910...
Não esqueço dos detalhes que antecederam o jogo decisivo contra o Fluminense, orientado pelo competente técnico Silvio Pirillo, com Telê Santana na ponta direita, e precisando apenas do empate. Sem treinador efetivo, o Botafogo tinha improvisado um antigo diretor de futebol chamado João Saldanha. Fim do jogo, os 100 mil torcedores que lotavam o Maracanã nem queriam acreditar no placar: Botafogo, 6 a 2! Com o time da foto: em pé, a partir da esquerda, Amaury, Thomé, Servílio, Nilton Santos, Pampolini e Beto; agachados, Garrincha, Didi, Paulinho, Edson e Quarentinha.
Quanto ao João Saldanha, ele explicaria depois as razões do massacre....

Logo depois da vitória, Saldanha  saudou Nilton Santos
OS SEGREDOS DO JOÃO 

Antes do jogo, no vestiário, João Saldanha chamou os jogadores para dar três recomendações: 1ª) que eles entrassem em campo como se estivessem "perdendo de zero a zero", pois o empate daria o título ao Flu; 2ª)que o lado direito do campo ficasse livre, para Garrincha receber os lançamentos de Didi, avançar e fazer os cruzamentos para o centroavante Paulinho; 3ª)que o ponta Quarentinha não desgrudasse do Telé, o cérebro do Flu.
A goleada por 6 a 2 teve um gol de Garrincha e cinco do artilheiro Paulinho. Quanto ao Saldanha, como se sabe, acabaria virando consagrado nome da chamada imprensa escrita, falada e televisada, com  breve intervalo, quando, reassumindo a função de treinador, praticamente montou a seleção brasileira que ganharia o tricampeonato no México em 1970.
Nilton Santos, a caminho dos 87 anos, mora no Rio. Saldanha morreu com 73, em Roma, cobrindo a Copa de 1990 pela TV Manchete. Derrotado pelo enfisema pulmonar...

João F. Tidei de Lima/ Historiador


Postar um comentário