CARTA PARA FILIPE SOUZA RINO



Sua passagem pelo nosso querido e centenário Esporte Clube Noroeste está sendo muito rápida e num período cheio de turbulências. Não o conheço pessoalmente, nem me recordo de o ter visto em jogos pelo Alfredão nessas décadas que acompanho o time de minha aldeia e do meu coração, mas isso não vem ao caso. O que vem é que sua saída não pode ocorrer sem algumas explicações, ainda não dadas. Tenho presenciado muitos elogios pelo seu trabalho e não que não queira corroborar com eles, mas por desconhecer os bastidores do Noroeste acredito melhor aguardar um melhor entendimento do que de fato se passou por lá com a chegada da nova administração e só depois emitir uma definitiva opinião. Também não corroboro algo que li ontem que foi o único que assumiu quando nenhum outro o queria fazer. Muitos o quiseram e foram alijados do processo eleitoral e se o presidente o escolheu, foi pela proximidade e confiança na sua pessoa. Mas também não o critico, pois sem entender como se deram os fatos, seria leviandade te criticar ou mesmo elogiar.

Vamos ao que acredito sejam necessárias algumas explicações.
De certa forma, você induziu todos os noroestinos num certo momento a acreditar que algo de muito errado havia ocorrido nas transações com jogadores e valores não computados, que não haviam dado entrada no seu caixa contábil. Foi bastante claro nisso, mostrou documentos, foi à imprensa e isso veio à tona, inclusive com um texto meu de cobrança para esclarecimentos de quem de direito. Após uma reunião com o ex-presidente do Conselho Deliberativo voltou atrás e disse textualmente que tudo estava esclarecido, deixando todos perplexos. Algo ficou no ar e não foi devidamente entendido. Quais as dúvidas existentes e, logo a seguir totalmente resolvidas, como disse, após a reunião. Assume que foi precipitado ou existe ainda algo não revelado para os que estão de fora do processo? O que te fez mudar de ideia tão rapidamente?

Também ainda não nos foi explicado outro fato levantado por ti, o de que alguém pertencente a antiga diretoria estaria jogando contra a administração atual, inclusive sendo o principal obstáculo para o fechamento de um contrato de publicidade com um grupo supermercadista, que acabava de se instalar na cidade. Por que nada mais foi dito sopre isso? A cidade precisa saber se isso de fato ocorreu e quem seria essa pessoa. Não acha muito confortável sair agora e deixar isso tudo no ar? Foi balão de ensaio ou isso de fato ocorreu?

Nós, torcedores, somos apaixonados e queremos sempre o bem do Noroeste, nada mais que isso, além é claro de transparência no trato com as coisas relacionadas ao mesmo. Confesso nunca ter visto tanta trapalhada numa administração noroestina e em tão pouco tempo. Isso impressionou e você fez parte disso. Nunca vi em minha vida um vice-presidente se desentender em público com tamanho acinte com o presidente, algo totalmente prejudicial para o desempenho do time, pois demonstrava claramente problemas incontornáveis e deixava a todos tensos. Essa falta de relacionamento entre vocês foi algo comprometedor para o time, talvez um dos pontos cruciais da derrocada. Por que esse desentendimento total num momento onde a união seria primordial? E por que, hoje ao sair te vejo citando nome de um ex-funcionário, de uma forma pouco usual, “o presidente prefere trabalhar com esses”, citando até seu nome? Sai por estar sendo preterido por outro ou existem outros motivos?

Para sair sem máculas seria bom nos explicar tudo isso. Talvez seja melhor esperar os resultados dos prováveis últimos jogos do Noroeste esse ano, os da Copa do Brasil e depois fazermos isso tudo, mas de uma coisa tenho certeza, caro Filipe, o Noroeste só caiu para a 3º Divisão por causa desses desencontros todos, falta de tato e de tarimba interna, pois é quase impossível acreditar que de um desempenho tão bom no primeiro turno, o segundo após o início do conhecimento dos desentendimentos internos, tudo tenha decaído tanto. Inexplicável, diria. E isso foi sendo alimentado, mantido, não se enxergando o outro lado, o da intranquilidade gerada. Ontem conversei com dois jogadores e um deles me disse que seu salário está atrasado desde o ano passado, mas que nem seria esse o motivo da desmotivação. Existem salários ainda não quitados da administração passada? Isso está computado aonde? Por que um fala uma coisa e outro o desdiz na sequência?

A torcida e os torcedores fizeram a sua parte, sempre, não podendo ser culpada de nada. Hoje vejo que a imprensa tentou amainar o máximo a divulgação dos graves problemas internos, para não agravar ainda mais o que presenciava internamente, mas com a derrocada e, principalmente com o seu desligamento e do seu irmão, acredito que tenhamos que saber de tudo, pois quem começou a divulgar o que lá ocorria foi você e se começou, nada melhor, terminar. É o que esperamos. Tudo pelo bem do nosso querido Noroeste.
Saudações noroestinas do

Henrique Perazzi de Aquino – www.mafuadohpa.blogspot.com

Postar um comentário