MEMÓRIA DA BOLA



Formação do E.C.Noroeste à altura de 1948/49
 RARIDADE!
Uma das raridades no acervo de 14.088 fotos do noroestino Pedro Carvalho. Em pé, a partir da esquerda, Xandu, Anísio, Renganeschi, Brandãozinho, Tuim e Chocolate; agachados, Ferreirinha, Adolfrizes, Alicate, Julinho e Laércio Prates.
Um time que já nos deixou. Mas com jogadores que tiveram passagens marcantes. A velha guarda do Norusca, não esquece do zagueiro central argentino Armando Renganeschi (1913-1983)  e o seu primeiro desembarque entre 1948 e 1949. Renga voltaria ao clube, como treinador, uma das vezes em 1959. Escalou o Demolidor Ferroviário que nocauteou o Corinthians, enfiando 6 a 3 no extinto estádio Antonio Garcia.
A velha guarda do São Paulo também reverencia Armando Renganeschi. Machucado na decisão do Paulistão de 1946 contra o Palmeiras, não quis deixar o campo, porque não eram permitidas substituições. Gemendo, ficou se arrastando na ponta esquerda. E acabou por fazer o gol da vitória e do bicampeonato a sete minutos do fim do jogo. São Paulo 1, Palmeiras 0.

Em 1962, Fidel Castro  prestigiava disputa de beisebol
A SAÚDE DO COMANDANTE
Aos 85 anos o líder da Revolução Cubana, Fídel Castro, distribuiu fotos comunicando que continua vivo, desmentindo boatos de certos órgãos da imprensa, que tinham anunciado a sua morte.
Desde a sua chegada ao poder em 1959, ao lado do Chê, Fidel sempre  ficou atento aos perigos.
Que ameaçavam a Revolução e a sua própria vida. Estatizou tudo, inaugurando um exemplar serviço de saúde, extensivo à todos,  sem similar até hoje, entre os países da América Latina. Era presença obrigatória na abertura do Campeonato Nacional de Beisebol Amador.
Como mostra a foto, tirada 50 anos atrás em Havana, o comandante se preparando para o volteio no bastão.
João F. Tidei Lima/Historiador


Postar um comentário