MEMÓRIA DA BOLA



Ataque do Noroeste na excursão à Bolívia: dez gols em três jogos
POR FALAR EM TREM...
Hoje, nos países civilizados o transporte de passageiros e de carga funciona articulando ferrovias, rodovias, portos e aeroportos. Claro que o Brasil está à margem dessa civilização.
Por falar em ferrovia, o nosso centenário Noroeste cansou de viajar de trem. Inclusive na sua primeira excursão internacional em 1964 rumo à Bolívia.
Trajando terno, os jogadores, dirigentes e jornalistas embarcaram na majestosa estação da praça Machado de Mello. No torneio com três equipes bolivianas, o Norusca venceu todas. Com o ataque que aparece na foto: Daniel, Araras, Zé Carlos, Lourival e Ailton.

Em 1957, os campeões Poy, Zizinho e o técnico Bela Guttmann

FABULOSO ERA O ZIZA!
São Paulo do Luís Fabiano, dito o Fabuloso, vergonhosamente eliminado pela Coritiba, na última quarta-feira, altas horas da noite recebo telefonemas de são-paulinos da velha guarda, inconformados.
Um deles, Cirso Mendes da Silveira, torcedor fanático desde os tempos em que o São Paulo era  conhecido, antes da Era Morumbi, como  o  Tricolor do Canindé, hoje a casa da Lusa.
Espumando de raiva o Cirso disse que Fabuloso, entre outros, era o Zizinho, o Mestre Ziza (1921-1992), craque que o São Paulo foi buscar no Rio, por exigência do técnico húngaro Bela Guttmann
(1900-1981).
Com o Mestre Ziza, 35 anos,  impondo respeito no meio do campo,  e o goleiro argentino Josë Poy (1926-1996) garantindo lá atrás, oTricolor venceu a decisão do  Paulistão de 1957 contra o Corinthians: 3 a 1.
O Mestre Ziza sim. era Fabuloso, desabafou o Cirso, não esse maníaco que está aí, querendo igualar o número de gols com o de cartões vermelhos....

João F.Tidei Lima/ Historiador 

Postar um comentário