Entrevista com o goleiro Yuri do Esporte Clube Noroeste

Yuri, no jogo do Norusca contra o Flamengo de Guarulhos
Yuri, podemos saber o seu nome completo, a sua idade, se e casado e se tem filhos?
Yuri Adriano Santos, 27 anos , sou casado com a Larissa e tenho um filho, o Alexandre.

Por ser bauruense e jogar pelo Noroeste, já fez parte dos seus planos um dia ou foi simples obras do destino?
Podemos dizer que foram as duas coisas, sempre tive vontade de jogar pelo Noroeste, mas nunca tinha pintado uma oportunidade, e o destino fez com que surgisse um convite em Agosto de 2009.

A sua família costuma ir ao Alfredão pra assistir você jogando e como você se sente a respeito?
A minha família costuma sim ir ao Alfredão e eu me sinto muito feliz por ter a oportunidade de ter por perto pessoas que sempre acreditaram no meu potencial e se hoje eu sou o que sou devo muito a eles que sempre me deram forca nas horas difíceis Entao é muito gratificante ter a presenca deles la no estadio...E sempre uma motivação a mais.

Como e onde você iniciou a sua carreira como goleiro?
Eu comecei como goleiro por sempre gostar de me jogar no chão até mesmo quando jogava na linha e acabava chegando em casa todo sujo de tanto cair no chão. Até que um dia la no SAMBRA, um time la do bairro onde meus pais moravam, eu fui disputar um campeonato por ele e joguei como goleiro e modéstia a parte eu me sai muito bem..rs. O nosso time sagrou-se vice-campeão e eu fui eleito o melhor goleiro do campeonato. Daí em diante passei sempre a jogar no gol. Passei tambem pelas escolinhas de futebol do Gerere e do Baroninho em Bauru.

Quais foram os clubes que você atuou antes de vir para o Norusca?
Joquei em vários clubes antes de chegar no Norusca. Iniciei a minha carreira profissional no XV de Jaú, depois passei pelo Mogi Mirin, Rio Verde de Goiás, Grêmio Catanduvense, Taubaté, São Bento, Comercial, Marilia...

Porque você escolheu a posição de goleiro? Na sua opinião quem é o melhor goleiro da atualidade jogando no Brasil? E quem  você se espelha na sua carreira profissional?
Escolhi a posição de goleiro porque quando eu era criança foi a posição em que eu melhor me dei...rsrs...Hoje o melhor goleiro da atualidade no Brasil e o Rogério Ceni, pela sua experiência. Más tem vários goleiros jovens que podem ter um belo futuro no futebol. Sempre gostei muito do Marcos do Palmeiras. Sempre procurei ver os goleiros atuarem e pegar um pouco de cada um, tais como: Dida , Fábio Costa e outros.
Yuri e o   preparador de goleiros Bira do Norusca
Quem foi o melhor preparador de goleiros que voce já teve?
E difícil responder quem foi o melhor porque cada um tem um método de trabalho. Más com certeza o nosso treinador de goleiros aqui do Noroeste, o Bira é sem dúvida um dos melhores do país. Além de ele ser um ótimo profissional é um ser humano sensacional. Tenho muito a agradecer a ele que é um profissional que sempre acreditou no meu trabalho , graças a Deus, pois sempre que estive atuando pelo Noroeste pude fazer grandes apresentacoes.

Qual foi o seu melhor e o seu pior momento na sua carreira?
Sem dúvida um dos melhores momentos da minha carreira foi o acesso do Noroeste pra Série A-1 em 2010. Uma conquista marcante não só pelo acesso como tambem por ela ter sido conquistada no ano do centenário do clube. O pior momento foi a queda do Noroeste este ano pra Série A-2. Tem tambem a lesão do ombro pela qual estou passando a quase tres meses. E uma lesão muito complicada pois ela afetou os nervos do braço Entao por isto esta sendo uma fase dificil pra mim, pois eu nunca tinha ficado tanto tempo lesionado em minha carreira. Mas se Deus quiser, em breve estarei de volta.

A posição de goleiro e a que menos admite erro. Como voce se prepara para evitá-los e para supera-los quando eles acontecem?
Como todo mundo sabe a posição de goleiro é muito ingrata. Você faz 89 minutos  brilhantes em uma partida e acaba cometendo um erro e acaba sendo crucificado por ele. Você irá ficar marcado pelo erro e não pelo o que você fez de bom durante toda a partida. Más nós goleiros sabemos muito bem o que a posição de goleiro representa  e o quanto voce é cobrado. O próprio treinamento é diferente , pois tem um treinador específico. Então você tem que  procurar ao  máximo estar concentrado durante  uma partida para que não possa comprometer todo um trabalho, até porque quando um goleiro erra,na maior parte das vezes é fatal. Temos que ter a cabeça muito boa pra lidar com os erros que esta sujeito a acontecer. Más como todo ser humano um dia pode falhar e terá que lidar com esta situacão para  não comprometer ainda mais o rendimento dentro da partida. Por isto sempre que estou em campo procuro estar ao maximo concentrado para evitar os erros, e se acaso ele acontecer eu possa ter personalidade e dar a volta por cima.


Você é muito querido pela torcida noroestina. Como você ve esta situação?
Fico muito feliz com isto. Isto mostra que quando voce trabalha sério e procura sempre se doar ao máximo dentro de campo a recompensa vem do torcedor. Más isto não sobe na minha cabeça porque  eu sei que da mesma forma que eles tem este carinho comigo eles irão me cobrar mais também. Por isto tenho que manter os pés no chão e continuar trabalhando cada vez mais e honrar esta camisa tao importante no futebol, que e a do Noroeste.

O que podemos esperar do Yuri para a próxima Série A-2 de 2012?
Podem esperar aquele cara que veste a camisa de verdade como sempre fez em todos os clubes que passou e principalmente aqui no Noroeste, clube da minha cidade que aprendi a gostar ainda mais depois que eu vesti a sua camisa. E vou com todos os meus companheiros colocar o Norusca no lugar de onde ele não deveria ter saído que é a Série A-1 do paulistão.

Qual é o seu sonho sonho de consumo no futebol?
O meu sonho de consumo hoje no futebol é poder fazer o meu melhor aqui no Noroeste. Pois eu sei que fazendo o melhor o clube irá me abrir as portas nos clubes maiores, com todo o respeito que o Norusca merece.

Você quer deixar uma mensagem para a torcida noroestina?
Gostaria de dizer a eles que só eu sei o que estou passando nesta fase tão complicada pela qual estou passando. Más se Deus quiser muito em breve  estarei de volta e que a torcida noroestina é muito importante para nós jogadores quando estamos em campo.

Yuri, muito obrigado por ter aceito participar desta entrevista para o Blog do Norusca. Desejamos muita boa sorte pra você defendendo as cores do Esporte Clube Noroeste de Bauru.

Eu é que agradeço pela oportunidade de estar parcipando de um blog tão importante como este do Noroeste e parabéns pelo seu trabalho.

Por Reynaldo Grillo





Yuri, quando defendeu o São Bento de Sorocaba




Postar um comentário