Técnico Jorge Saran promete escutar os jogadores do
Noroeste durante a disputa da Copa Paulista, que começa neste domingo (17)
|
O treinador representa a audição e encerra a série “Os Cinco Sentidos do Noroeste”, que começou na última terça-feira com o volante Marcelinho. Desde que assumiu a equipe profissional , na antepenúltima rodada do Paulistão deste ano, Saran tenta implantar um clima de mais diálogo e conversa entre o elenco e comissão técnica.
“No dia a dia é fundamental o treinador ouvir os jogadores. Ele precisa saber do atleta como está a parte física e qual está se sentindo melhor. Até mesmo com o esquema tático tento perguntar aos atletas para chegar à formação ideal”, afirma o comandante.
Entretanto, escutar os atletas pode ser mais difícil do que aparenta. Saran admite que, no começo, os jogadores não se sentiam à vontade para conversar com a comissão técnica - sempre antes e depois dos treinos ele se reúne com o elenco Mas agora afirma que a situação mudou.
Na época em que era auxiliar no time profissional, conta que quase ninguém abria a boca quando a palavra era passada aos atletas. “Hoje não. Agora ele falam. Dei a liberdade para os jogadores se expressarem. Alguns pensam que o treinador pode não gostar de ouvi-los, mas eu não. Já deixei claro que prefiro atletas que falam”, garante.
Os ouvidos que escutam os comandados também já estão preparados para ouvir as críticas da torcida e da imprensa, caso os resultados não apareçam. Com uma equipe jovem, que segundo ele será trabalhada para a Série A-2 de 2012, é natural que ocorram oscilações no desempenho. Tanto que ele já faz questão de jogar a responsabilidade por um possível fracasso em cima da comissão técnica.
“As críticas que vierem eu prefiro segurar para mim. Já falei para os jogadores não darem ouvidos a isso e se preocupem apenas em jogar futebol. Qualquer responsabilidade será toda da comissão técnica”, afirma o treinador, que, mesmo assim, espera receber apenas votos de parabéns no fim do campeonato.
“Para todos aqui o mais importante é sair vitorioso. Entendemos que é um trabalho para o ano que vem e que vai ocorrer um ou outro tropeço ao longo do ano, mas vamos correr atrás do título”, finaliza.
Raio-x Jorge Saran
nome: Honorato Jorge Saran
nascimento: 15/4/1962
função: treinador
outros clubes: Juventus, Mirassol, Barueri, Nacional, Corinthians (juniores), Londrina, Tanabi, Olímpia e Arapongas
no Noroeste desde: 2010
Por Gustavo Longo (Agência Bom Dia)
Foto: Juliana Lobato