UM NOROESTE DE FAZER INVEJA AO PELÉ...


Esse Noroeste aprontou poucas e boas no Paulistão de 1959
Dias atrás, em Ribeirão Preto, pelas mãos do meu cunhado Francisco, comercialino fanático, reencontrei o antigo meia Maneca, que brilhou naquele Noroeste  dos anos 1950/60. Ele e o Zé Carlos Coelho, via telefone, se falam sempre. Claro, o papo meu com o Maneca foi para espanar a poeira daquele tempo. Lembramos do esquadrão que aparece acima, em pé,da esquerda para a direita, Pedro, Fernando, Geraldo,Gaspar, Vila e Julião; agachados, Batista, Ranulfo, Gomes, Maneca e Gelson.
Entre outras façanhas, esse time enfiou 6 a 3 no Corinthians, no Paulistão de 1959. Mas, fiz questão de lembrar com o Maneca, os 4 a 3 impostos por aquele Santos de Pelé & Cia.
O gol mais bonito tinha sido dele, Maneca, depois de um vistoso e caprichado chapeu que pôs no chão o pesado zagueiro Pavão....

Centenário à vista, faz bem espanar a poeira e dar uma olhada no passado glorioso do Noroeste

Em 1961 o presidente Jânio Quadros recebeu campeões mundiais em Brasília
TORCENDO PELA SELEÇÀO, MAS ESCONDENDO O JOGO

Depois de amanhã, 24, como se sabe, terão se passado 56 anos desde que o presidente etúlio Vargas reagiu com o suicídio à tentativa de golpe político-militar. Virou o jogo, "saindo da vida para entrar na história"...Vitorioso e consagrado.
Lance de um outro jogo será lembrado no próximo dia 25, quarta-feira, 49 anos desde a renúncia do presidente Jânio Quadros. Que semanas antes, havia recebido no Palácio do Planalto, alguns campeões mundiais pela nossa seleção. Como aparece na foto, da esquerda para a direita, o goleiro Castilho, Gérsio Passadori (presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais), o zagueiro Bellini, o lateral Djalma Santos, e o goleiro Gylmar.
Só que o jogo do Jânio tinha outras regras. A renúncia era pura encenação na estratégia de um pretendido  golpe de Estado. Ele achava que seria reconduzido ao Palácio nos braços do povo.Com ilimitados poderes, dignos de um ditador...
Por:  J.F.Tidei Lima




Postar um comentário