Noroeste tem que se contentar com seu público

Na coluna desta semana quero chamar a atenção de vocês para uma frustrante constatação.

Uma situação que sempre me incomodou é a fraca presença de público nos estádios de futebol, especialmente nos jogos das equipes interioranas do futebol paulista, mesmo daquelas que se destacam.

Particularmente nos jogos do Noroeste em Alfredo Castilho estamos assistindo ano após ano e já de há muito tempo, uma diminuição sistemática no comparecimento do torcedor.

O próprio presidente do clube, Damião Garcia, tem se repetido nessa reclamação: a ausência de público e as baixas arrecadações nos jogos do Noroeste em Bauru.

Com raríssimas exceções, o público no Alfredão dificilmente chega a 2 mil pagantes. A média é de mais ou menos 1.300 pessoas por jogo.

O campeonato com maior índice de público atualmente é o alemão, com média de 42 mil pagantes por jogo. O inglês tem 34 mil, o espanhol 28 mil. No Brasil a média do Nacional é de 17 mil torcedores.

Por clubes, o Manchester United lidera o ranking mundial com 75 mil torcedores por jogo. No Brasil o Flamengo é o primeiro com 32 mil. São dados arredondados, mas oficiais da temporada 2009.

Atualmente o Ceará está liderando com 28 mil e o Corinthians vem em segundo com 23 mil mais ou menos.

Analisando friamente esses dados chegamos a uma triste conclusão: A média do Noroeste está dentro da realidade e não há esperanças de grandes melhoras, a não ser com promoções específicas que possam ser acopladas aos jogos, como sorteios gigantescos, shows espetaculares e coisas assim.

De um modo geral, raríssimos clubes no mundo todo conseguem índices superiores a meio por cento da população de suas cidades e micro regiões, assistindo as partidas em seus estádios.

Bauru tem aproximadamente 350 mil habitantes. Meio por cento disso representa 1.750 pessoas. Isso já seria um sucesso absoluto de público, como média nos jogos do Noroeste. É uma droga, mas é a verdade nua e crua.

Os tempos são outros e a concorrência com os jogos ao vivo pela TV é brutal. Rede Globo, Bandeirantes, Sport TV, PFC, ESPN, Rede Vida e muitos outros canais mostram praticamente todos os jogos das mais diversas divisões e várias outras modalidades esportivas. Você acompanha tudo no conforto de sua casa, sem riscos de confusões, sem trânsito...
E mesmo com horários alternativos há os outros clubes. Poderia ser colocado que o Noroeste não tem concorrência em Bauru, mas não é verdade. Tem concorrência sim. Hoje há muito mais torcedores de grandes clubes do que antigamente e até de equipes internacionais.

Portanto o Noroeste até que leva verdadeiramente um bom público aos seus jogos, tendo em vista a realidade atual e a população da cidade de Bauru. Quem quiser tocar um time nesse cenário tem que entender essa frustrante realidade e buscar recursos em patrocinadores e fazer muitas promoções nos dias de jogos.
Por: Paulo Sergio Simonetti



 


Postar um comentário