O fim do sonho de ser jogador profissional foi o que empurrou o ex-goleiro João Marcos para o mundo do alcool. Idolo do Noroeste- era chamado de "Sao Joao Marcos" pelo bauruenses- e titular palmeirense no inicio dos anos 80, chegou a seleção brasileira em 1984. Mas uma grave lesao no ombro esquerdo e um dagnostico precipitado de que nao poderia retornar a ativa mudaram o rumo de sua vida. "Parei revoltado", diz "Estava no auge, para ir a Copa, e de repente, me vi isolado. Foi quando comecei a acompanhar o pessoal da fazenda e beber. A bebida era uma fuga." O goleiro encerrou a carreira no Gremio em 1986. Hoje, considera sua historia comum. " Todo atleta em fim e carreira encontra este problema.Esta acostumado com uma vida que nao existe mais.
Ha dez anos, Joao Marcos abandonou o vicio e mergulhou em outra obsessao como professor de futebol em Botucatu."Ja fui ameacado por traficante", diz, lembrando do "resgate" de um menino que entrava neste mundo. "No fim, o filho do traficante veio treinar comigo. E aqui e assim, tem filho de delegado, de medico, catador de latinha...O melhores a gente cuida mais, mas ajudamos como podemos, vendo ate estudo e faculdade. Todo homem tem de ter a sua historia e eu estou ajudando a ampliar a deles."Depois de anos no projeto, Joao Marcos se sensibiliza com historias de profissionais que arriscam sua conquistas por álcool, drogas ou mas companhias."Todo clube deveria ter psicologo, porque os jovens acham que isto nunca vai acabar. Precisam ver com quem andam e onde frequentam."
Por:Bom Dia Bauru
Mais sobre João Marcos
João Marcos, O João Marcos Coelho da Silva, nascido no primeiro de junho de 1953, em Botucatu(SP), goleiro do Palmeiras, no início dos anos 80, casado três filhos, mora em Botucatu(SP), onde tem escolinhas de futebol e uma empresa que perfura poços artesianos.
João Marcos começou a carreira no Guarani FC de Campinas-SP. Jogou também no São Bento de Sorocaba e no Noroeste de Bauru-SP, antes de transferir para o Palmeiras, em 1980. Permaneceu no alviverde até 1985 e encerrou carreira no Grêmio de Porto Alegre, em 1986.
João Marcos viveu grande fase em 1984, que o levou a Seleção Brasileira em 1984. Disputou um único jogo, no dia 21 de junho de 84, quando o Brasil venceu o Uruguai por 1 a 0.Credito: Site do Milton Neves
João Marcos no timaço do Norusca de 1978 |