MEMÓRIA DA BOLA

O árbitro Armando Marques na decisão do Paulistão de 1973
CONFUSÃO ERA COM  ELE!
Na virada da década de 1950 para 1960 irrompia nos gramados Armando Nunes Castanheira da Rosa Marques (1930-2014), ou simplesmente Armando Marques, logo reconhecido como o árbitro número 1 do Brasil.
Despontou no Rio, mas não demorou para ser seduzido pelos altos salários da Federação  Paulista de Futebol. 
A fama, no entanto, foi excessiva para a personalidade do Armandinho. Empavonou-se. Queria aparecer mais do que os jogadores, ainda que eles se chamassem Pelé,  Newton Santos, e outros famosos.
Sem equilíbrio emocional, armou  confusões incríveis em decisões de campeonatos, no Rio e em São Paulo.
Diante das ponderações sobre as inconveniências do seu autoritarismo e do uso e abuso do dedo em riste para advertir os jogadores, respondeu ao jornalista João Areosa :
- Armando sem dedo não é Armando!!!Tenho que me sentir como um foguete, preso à minha base, pronto para explodir! Minha mãe diz que eu pareço um galo garnizé...

O antigo árbitro Edson Massa, no gramado do Bauru Tenis Clube
ENTRE O GRAMADO E  O  CONSULTÓRIO

Diplomado pela Faculdade de Odontologia de Araraquara, o bauruense Edson Massa,  durante 15 anos, entre 1969 e 1984, dividiu seu tempo entre cuidar da família, trabalhar como dentista no consultório, e apitar jogos nos campeonatos da Federação Paulista de Futebol.
Hoje, aos 80 anos - firme e forte - Edson Massa lembra que pisou no gramado pela primeira vez, em 1966, como zagueiro do BAC, no extinto estádio Antonio Garcia.
A arbitragem veio depois, após curso na Escola de Árbitros da FPF, onde se graduou em primeiro lugar.
Estreou apitando jogos da Segunda Divisão, logo estaria na Primeirona,  no exterior arbitrou confronto entre França e Paraguai, a despedida decisão do campeonato juvenil de 1984, entre São Paulo e Corinthians, preliminar  da decisão do Paulistão entre Santos e Corinthians, mais de 100 mil pessoas no Morumbi. 
Ao todo, Edson Massa apitou mais de 600 jogos. Sócio do BTC há mais de 50 anos, tem sido homenageado em torneios promovidos pelo clube. 

Prof. João F. Tidei de Lima/ Memorialista

Postar um comentário