MEMÓRIA DA BOLA





 A DERROTA  MAIS CHORADA...

foto: O artilheiro Paolo Rossi decreta a derrota do Brasil em 1982

Copa da Espanha, em 1982. O Brasil, orientado pelo mestre Telê Santana, montou talvez a melhor de todas as seleções da era pós-Garrincha, Pelé etc.
Com craques tipo Falcão, Sócrates, Zico, Júnior (atual comentarista da TV Globo), e Cerezzo, disputados pelas dezenas de milhões de dólares do mercado europeu. Mesmo assim, como se viu, a Copa não veio, uma inspirada Itália estava no caminho, com o quarentão Dino Zoff no gol, e o centro avante Paolo Rossi na artilharia, marcando  os gols - 3 a 2 - da Squadra Azzurra,  que despacharam o Brasil nas quartas-de-final.
A velha guarda não esquece que, dias antes, a nossa seleção, no estádio Sarriá, de Barcelona,  tinha liquidado - 3 a 1 -nossa eterna rival, a Argentina, onde estreava em mundiais o craque Diego Maradona.


...E UM GRANDE TÉCNICO

foto: O técnico Telê Santana, entre Sócrates e Zico, em 1982

O mineiro Telê Santana (1931-2006), com passagens por vários clubes, como jogador e como técnico, entra fácil na lista dos melhores treinadores da história futebolística do Brasil.
Encantou os espanhois na Copa de 1982, até o duelo com a burocrática Itália. Voltaria a comandar a seleção na Copa do México, em 1986, até a eliminação
pela França, nos pênaltis também nas quartas-de-final.
Nunca mais seria chamado. Mas, em 1990. passou a comandar o São Paulo F.C

João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário