MEMÓRIA DA BOLA






MAIOR ARTILHEIRO DAS   COPAS

foto: Na Copa de 1958, Fontaine fez 13 gols em 6 jogos

Em campo, logo mais contra a Nigéria, a França segue imbatível como a seleção que escalou o maior artilheiro na história das Copas do Mundo.
É Just Fontaine, hoje com 80 anos, e com justificado orgulho por ter marcado 13 gols numa única Copa do Mundo, aquela de 1958, na Suécia.
Deixou sua marca inclusive quando cruzou com o campeão Brasil, apesar da derrota por 5 a 2.
Por falar em artilheiros e em confrontos da França com o Brasil,  continua inesquecível aquela decisão da Copa de 1998, em Saint Denis, 3 a 0 para os franceses, dois gols do grande Zinedine Zidane, mais tarde ídolo da Juventus na Itália e do Real Madrid na Espanha, e hoje com 43 anos.



FERROLHO SUIÇO

foto: Em 1950, no Pacaembu, a Suiça parou o Brasil

Antes de sediar a Copa do Mundo em 1954, a Suiça entrou no mapa esportivo do Brasil ao enfrentar a nossa seleção na Copa de 1950.
Jogo no Pacaembu, o Brasil favorito e, para a maioria, goleada à vista. No campo, a história foi diferente. O Brasil parou - 2 a 2 -  travado pelo chamado ferrolho suiço, retranca inventada ainda na Copa de 1938 pelo austríaco Karl Rappon
Sexta colocada naquela Copa vencida pelo Uruguai, a Suiça mandou à campo Stuber, Neury e Bocquet; Quinche, Lusenti e Eggiman; Fatton, Tamini, Friedlaender, Bader e Bickel.

João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário