MEMÓRIA DA BOLA


REVOLUCIONOU O   FUTEBOL

Já classificada para a próxima fase desta Copa, a Holanda será sempre reverenciada por aquele fantástico time da Copa de 1974, na Alemanha.
Escalada pelo técnico Rinus Michels, no campo era liderada  por Johan Cruyff, uma dupla que  comandou uma verdadeira revolução no futebol.
Naquele time, com exceção do goleiro, todos os jogadores ocupavam todos os espaços em campo. se revezavam  em todas as posições, confundindo os adversários e maravilhando o mundo.
No caminho, logo de cara  a Argentina, nocauteada por 4 a 0. O Brasil do técnico Zagallo, campeão da Copa de 1970, também caiu de joelhos: 2 a 0..Título mundial à vista, mas faltou combinar com os donos da casa...

O PRAGMATISMO ALEMÃO.

Copa do Mundo de 1974, tempos da chamada Guerra Fria, a Alemanha ainda dividida, em Ocidental (capitalista) e Oriental (comunista), e que, pela tabela, deveriam se cruzar logo na primeira etapa.

Tabela na mão, a Alemanha Ocidental percebe que nas fases seguintes poderá cruzar com o Brasil, Holanda e outros favoritos.  A não ser que perdesse para  os limitados  alemães orientais. Pragmática, não pensa duas vezes. Perde, mesmo assim se classifica,  chegando  à final para disputar e, como se sabe, faturar o título em cima da revolucionária Holanda: 2 a 1.

João F. Tidei de Lima/ Historiador

Postar um comentário