NOROESTE E AQUIDAUANENSE ABREM O CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO HOJE




O primeiro jogo oficial do futebol no Brasil no ano em que a Copa do Mundo será realizada no País acontecerá hoje, às 14h, no Estádio Alfredo de Castilho. E terá o Noroeste, time da casa, recebendo o Aquidauanense, do Mato Grosso do Sul, pela primeira rodada do Grupo I da 45ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida tem entrada gratuita.

É a primeira vez que Bauru sedia uma chave da Copinha após oito anos – a última vez foi em 2006 – e desde então, o Norusca nunca conseguiu passar da etapa inicial. A última classificação para a segunda fase foi em 2005, jogando no Alfredão. Desta vez, para tentar repetir o feito, o clube conta com o apoio da torcida, mas terá de lidar com a inexperiência do elenco, um dos mais jovens da Copa São Paulo.

O técnico Luciano Sato acredita no potencial da equipe, mesmo diante da faixa etária dos garotos. “O torcedor sabe que é um time jovem, mas a maioria dos atletas já participou de outras competições. E o principal objetivo de um campeonato como este é revelar valores para o time de cima ou para um grande clube, rendendo divisas ao Noroeste”, explica o treinador.

“Pela vontade deles (jogadores), acredito que podemos fazer uma boa Copa São Paulo e avançar. Se a gente não avançar, pelo menos que eles possam aparecer bem no cenário”, detalha. Sobre o adversário, Sato buscou informações junto a treinadores do futebol de Mato Grosso do Sul. “É um time que marca muito forte, mas não possui muita estatura. Eles jogam no 4-4-2, e vem trabalhando há algum tempo já. É um jogo difícil, e é uma partida decisiva para nós, aliás, os três jogos são decisivos. Não podemos pensar em outro resultado que não seja a vitória”, analisa o comandante alvirrubro, que vai manter a mesma formação do empate no jogo-treino com o Linense, no final de semana passado.

Da casa

O trio ofensivo do Noroeste na Copinha é formado por jogadores de Bauru: Caetano, Aguiar e Juninho. Há mais de dois anos no clube, Juninho espera que os gols possam sair a partir de hoje à tarde. “São mais de dois meses de treino, e a ansiedade aumenta a cada dia que passa. Estamos preparados, e queremos fazer uma boa partida já na estreia”, afirma.

“Jogamos em um sistema em que os atacantes marcam também, e o time acaba explorando mais os contra-ataques. Nisso, a gente acaba criando as oportunidades, e nos últimos treinos focamos bastante nas finalizações”, acrescenta.


Técnico rival já jogou Copinha pelo Norusca

O adversário de estreia do Norusca chegou a Bauru na tarde de ontem, sem fazer nenhum treino na cidade onde ficará nos próximos oito dias. A equipe é comandada por Mauro Marino, que curiosamente foi jogador do Noroeste na Copa São Paulo de 1991. A exemplo de Sato no Alvirrubro, Marino comanda tanto o time principal como o sub-20 do Aquidauanense.

A cidade de Aquidauana é cortada pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – que tem seu ‘marco zero’ em Bauru, e em função disso, o nome do estádio local, onde o Azulão manda seus jogos, é “Noroeste”. O último jogo-treino do time que vai estrear hoje no Alfredão foi diante do Guaicurus, com vitória do Aquidauanense pelo placar de 3 a 2. A partida serviu ainda para o clube arrecadar fundos para a viagem até o interior paulista – foram mais de 700 km de ônibus do Mato Grosso do Sul a Bauru.

Thiago Navarro/ Jornal da Cidade

Postar um comentário