MEMÓRIA DA BOLA

Agachado, (2.o.  à dir.), Sastre comandava o São Paulo campeão em 1945
FÃ DO ARGENTINO...

Em meio a esse vem-não-vem do argentino Carlito Tevez para o seu Corinthians,  Luciano Dias Pires, me telefonou durante a semana, para uma confissão:  foi fã incondicional de um outro argentino, o meia Sastre, do meu São Paulo.
Luciano foi radical. Don Antonio Sastre (1911/1987), segundo ele, foi o melhor estrangeiro que vestiu a camisa de um clube brasileiro. Chegou em 1943, aos 32 anos, e até 1946, com o apelido de "El Maestro", comandou o São Paulo, por três vezes campeão paulista. 
Um dos títulos foi em 1945, com o time da foto, escalado pelo técnico Joreca:  em pé, a partir da esquerda, Piolim, Virgílio, Rui, Bauer, Noronha e Gijo; agachados, Barrios, Sastre, Leonidas, Remo e Teixeirinha.


 Em pé (4.o.à esq.), o flamenguista Ditão pegou carona na fama do irmão

TRAPALHADAS DA SELEÇÀO

Em plena orgia da construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014, nenhum mal faz espanar a poeira e relembrar algumas trapalhadas da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), hoje CBF.
Bicampeão mundial em 1958 / 62, o Brasil mirava 1966 na Inglaterra, como outra barbada. Daí a disputa por carona, na delegação, entre jogadores e dirigentes. Pressões de todo lado, palpites, interferências, até que acabaram convocando 44 jogadores para os treinamentos.
Entre os convocados, uma surpresa: o zagueiro Ditão, do Flamengo. Ficou de fora seu irmão mais famoso - o Ditão, do Corinthians - esta sim uma convocação esperada.
Semanas depois, o pessoal já treinando, descobriu-se a origem da troca. A secretária da CBD, por não saber o nome completo do corintiano, telefonou e perguntou a um jornalista carioca, simplesmente, o nome completo do Ditão. Sem saber de nada, o jornalista passou a ela o nome do outro Ditão, do Flamengo, que aparece na foto.
Em pé, a partir da esquerda: Murilo, Waldomiro, Jaime, Ditão, Carlinhos e Paulo Henrique; agachado, Neves, João Daniel, Silva, Fefeu e Rodrigues. 
João F.Tidei Lima /Historiador


Postar um comentário