Norusca com 24% de chances de ficar na elite

A probabilidade do Noroeste cair é preocupante não só por tudo aquilo que o time não fez em 16 rodadas do Paulistão e precisar desesperadamente de duas vitórias. A estatística mais otimista aponta 24% de probabilidade do Norusca não cair e a mais pessimista aponta 13,2% de chances do time de Bauru se livrar da degola, restando três rodadas para o término da primeira fase do Paulistão.

As duas situações são péssimas e mostram que o time de Jorge Saran não terá tarefa fácil contra Portuguesa de Desportos, São Paulo e Ituano, os três últimos confrontos que decidem a situação do Norusca na temporada 2011 do Estadual. O time precisa de no mínimo 20 pontos, que seriam alcançados com duas vitórias nos três jogos restantes, pontuação que se somaria aos atuais 14 pontos obtidos.

O JC consultou o professor Tristão Garcia, do site InfoBola, que projeta 76% de probabiliade de queda para a Segundona e 24% para a permanência na elite do futebol paulista, avaliando as três rodadas finais. Já o site Chacedegol – www.chancedegol.com.br – divulga projeções menos otimistas se comparadas com Tristão Garcia. O Chancedegol sugere apenas 13,2% de possibilidades de o Noroeste se safar da degola e dá 86,6% de chances de queda para o Alvirrubro.

Para piorar, o Chancedegol ainda simula as chances de cada time nos confrontos da 17ª rodada em que o Noroeste enfrenta a Portuguesa amanhã, às 16h, no Canindé, precisando desesperadamente dos três pontos. A Lusa não está nem aí para a necessidade alvirrubra porque almeja uma vaguinha no G-8.

A página na Internet atribuiu 66,5% de chances de vitória para a Portuguesa, contra apenas 15% para o Noroeste e atribuiu 18,5% de probabilidade do jogo terminar empatado, resultado que não interessa ao Norusca.

Na guerra para fugir do rebaixamento, o ranking do Chancedegol aponta que o Botafogo possui 29,5% de chances de cair, na 14ª colocação, com 17 pontos, o Linense, com 31,3%, na 15ª posição, com 15 pontos, o São Bernardo com 48,2%, na 16ª, com 15 pontos, Ituano, com 39,2%, na 17ª posição, com 15 pontos, o Santo André, com 59,6%, na 18ª colocação, com 15 pontos, Noroeste possui 86,8%, na 19ª colocação, com 14 pontos, e o Grêmio Prudente tem 98,4%, ocupando a lanterna e somando 11 pontos.

O árbitro de Portuguesa x Noroeste será Salvio Spínola Fagundes Filho, conforme sorteio da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Para colocar as estatísticas no lixo, Jorge Saran está treinando duro seu elenco e, ontem, fez mais um treino tático ensaiando situações de jogo e como sua equipe deve se comportar. Saran é muito didático, foi jogador e sabe conversar a linguagem que o boleiro entende. Os jogadores parecem estar muito à vontade com o técnico, mas sentem o peso da responsabilidade dos próximos três jogos.

O time viajou no final da tarde de ontem para a Capital, onde fará, hoje, um último treino tático no centro de treinamento do Palmeiras, na Barra Funda. Saran explica que futebol é repetição, então é necessário ensaiar e no caso do Norusca o termo à exaustão não é exagero. Durante os treinos, o técnico fala muito com os jogadores, cobra empenho, repete quantas vezes forem necessárias as simulações de lances para que ninguém diga que não foi preparado. O técnico do Norusca está com seus informantes em São Paulo que irão dar um último raio X do time da Portuguesa, comandado por Jorginho. Além disso, Saran acompanhou a Portuguesa no confronto contra o Mogi Mirim.

O treinador tem quase certeza de que colocará em campo André Luís; Cris, Halisson, Da Silva; Márcio Gabriel, Gustavo, França, Tiago Ulisses e Vandinho; Diego e Otacílio Neto. Além desses jogadores, Saran tem observado Altair, Thiago Marin e Hernani, que seria uma opção para o segundo tempo, dependendo da necessidade da partida.

Por Ricardo Santana (Jornal da Cidade)

Postar um comentário